facebook instagram
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
logo
08 de Maio de 2024

Penal Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018, 15:42 - A | A

14 de Dezembro de 2018, 15h:42 - A | A

Penal / GRAMPOS ILEGAIS

Conselho Especial acata pedido de defesa e militares se livram de cautelares

Tendo em vista que o processo se encontra na fase final, a defesa pediu a revogação das cautelares, que por sua vez foi acatada pelos juízes do Conselho Especial

Lucielly Melo



Os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco e Ronelson Barros não serão mais monitorados por meio de tornozeleira eletrônica.

Além disso, eles não precisaram mais cumprir as demais medidas cautelares que haviam sido impostas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), na análise de um habeas corpus impetrado após a prisão dos mesmos.

Os militares são acusados de participarem do esquema de escutas ilegais, conhecido como “Grampolândia Pantaneira”.

A revogação das cautelares foi uma decisão dos juízes que compõem o Conselho Especial de Justiça Militar, em sessão realiza nesta sexta-feira (14). O benefício foi estendido ao cabo Gerson Corrêa Júnior, que estava abrigado em quartel.

O juízo da 11ª Vara Especializada da Justiça Militar, onde tramita a ação, já realizou oitivas com os réus e testemunhas e, agora, o processo já está na fase final para que seja proferida a sentença do caso.

Por isso, a defesa de Zaqueu, Lesco e Ronelson entrou com pedido de suspensão das cautelares por entender que não se fazia mais necessária a manutenção delas.

O juiz Marcos Faleiros juntamente com os membros do Conselho acataram os argumentos e suspenderam as cautelares, obrigando os réus a comparecem aos atos processuais e ao julgamento.