facebook instagram
Cuiabá, 01 de Maio de 2024
logo
01 de Maio de 2024

Penal Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018, 07:54 - A | A

14 de Novembro de 2018, 07h:54 - A | A

Penal / EM FELIZ NATAL

Madeireiros são alvos de operação por extração ilegal de madeiras

A operação é feita pela Polícia Federal junto com o Ibama, que cumprem oito mandados de busca e apreensão nas empresas e nas residências dos investigados

Da Redação



A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) fazem nesta quarta-feira (14) a Operação Madeira Nativa, que investiga uma organização criminosa responsável pela contínua extração ilegal de madeiras no Projeto de Assentamento ENA, em Feliz Natal, no interior do Estado.

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão em empresas madeireiras e nas residências dos principais investigados.

De acordo com a investigação, a organização criminosa extraía grandes quantidades de madeiras da área de reserva legal do Projeto de Assentamento ENA e conferia aparência de legalidade a esses produtos mediante fraudes no Sistema de Gestão Florestal do Estado (Sisflora-MT)

Além disso, foi apurado que o grupo era dividida em núcleos: alguns responsáveis pela exploração e transporte da madeira, outros pelo esquentamento dela e um último pela vigilância e segurança armada das operações criminosas.

As condutas caracterizam os crimes de furto, receptação, falsidade ideológica e organização criminosa, além de crimes ambientais diversos, previstos nos arts. 155, 180 e 299, do Código Penal, art. 2º, da Lei n.º 12.850/13, e arts. 39, 50A e 69, da Lei n.º 9.605/98. (Com informações da Assessoria da PF)