facebook instagram
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
logo
06 de Maio de 2024

Administrativo Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022, 15:05 - A | A

21 de Janeiro de 2022, 15h:05 - A | A

Administrativo / APROVADOS EM CONCURSO

Poder Judiciário dá posse a 25 novos juízes substitutos

Os novos magistrados atuarão em 18 comarcas do interior de Mato Grosso, um reforço no atendimento das demandas visando à melhoria dos serviços prestados à população

Da Redação



O Poder Judiciário de Mato Grosso empossou 25 novos juízes substitutos, aprovados em concurso público, nesta sexta-feira (21). A solenidade foi realizada em cerimônia híbrida, presencialmente no Plenário 1 do Tribunal de Justiça, e de forma virtual.

Os novos magistrados atuarão em 18 comarcas do interior de Mato Grosso, um reforço no atendimento das demandas visando à melhoria dos serviços prestados à população.

Ao falar aos magistrados recém-empossados e suas jornadas de vitória, a presidente Maria Helena Póvoas compartilhou a oportunidade com os membros da Comissão Examinadora do Concurso.

“Para este tribunal é um momento de plena satisfação empossar os senhores e senhoras. A jornada não é fácil. Caminhamos descalços por estradas de espinhos. Mas chega o momento em que a medalha de ouro é entregue e este momento para os senhores e senhoras chegou, é o hoje, o agora. No juramento há uma palavra que temos como lema na magistratura e como grande norteador dos nossos princípios: a humildade”, disse.

Os desafios a serem vivenciados pelos juízes também foram citados pela presidente.

“Vivemos um momento ímpar. Os senhores e senhoras têm um triplo desafio: estão começando uma carreira nova em uma comarca onde terão que se ambientar, é um ano eleitoral e os senhores terão pela frente uma pandemia que assola o mundo inteiro”.

Representatividade feminina

Das 25 pessoas que tomaram posse, 12 são mulheres e foi outro ponto destacado com orgulho pela presidente.

“As mulheres vêm mostrando que estão ocupando seus espaços em todas as profissões e neste caso, pelos códigos e pela toga. Fico muito feliz de dizer que quando aqui cheguei só uma mulher fazia parte do Tribunal Pleno, que era desembargadora Shelma Lombardi. Felizmente outras guerreiras chegaram para somar, assim como vocês hoje na carreira da magistratura”.

Compromisso

Inicialmente o edital do concurso previa nove vagas. Contudo, a presidente autorizou chamar 25 juízes ou juízas para o primeiro grau de jurisdição, a porta de entrada do cidadão. As nomeações permitem também a movimentação na carreira de magistrados e magistradas.

O concurso

Mais de cinco mil pessoas realizaram a prova objetiva na primeira fase. Depois vieram as provas discursivas e de sentença cível e criminal, a prova oral e a de investigação social.

Para concluir o concurso, meta da gestão para o biênio 2021/2022, a Justiça estadual fez avaliações orais (quarta etapa do certame), que foram integralmente transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do TJMT, com início no dia 28 de junho. Em razão do elevado número de inscritos e aprovados para esta fase, os foram divididos em 12 grupos. Ao todo, 179 candidatos foram avaliados ao longo de 12 semanas, pela Comissão Especial Examinadora do Concurso, que encerrou em 13 de agosto.

Posteriormente vieram as demais fases do certame e o ato de nomeação, assinado pela presidente Maria Helena Póvoas, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) no dia 6 de janeiro de 2022.

Curso de formação

Os 25 juízes recém empossados receberão curso de formação oferecido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis). Com isso, os novos magistrados e magistradas serão capacitados para auxiliar na compreensão dos desafios da atuação profissional, com foco no cidadão. (Com informações da Assessoria do TJMT)