facebook instagram
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
logo
08 de Maio de 2024

Eleitoral Terça-feira, 24 de Setembro de 2019, 09:47 - A | A

24 de Setembro de 2019, 09h:47 - A | A

Eleitoral / PROCESSOS ELETRÔNICOS

Sete zonas eleitorais em MT passam a usar o PJe a partir desta terça

A ferramenta foi instalada nos municípios de Rondonópolis, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Sinop e Sorriso

Da Redação



Sete zonas eleitorais de Mato Grosso passam a usar o Processo Judicial Eletrônico (PJe), a partir desta terça-feira (24). São elas: 10ª e 46ª (Rondonópolis), 20ª e 49ª (Várzea Grande), 21ª (Lucas do Rio Verde), 22ª (Sinop) e 43ª (Sorriso).

A ferramenta já foi implantada nos cartórios eleitorais de Cuiabá (01ª, 39ª, 51ª e 55ª).

Todos os processos que forem autuados a partir de hoje só poderão tramitar por via eletrônica.

Os processos físicos existentes nos cartórios antes da implantação do PJe tramitam de forma manual.

O PJe é utilizado pela 2ª Instância da Justiça Eleitoral e, até 22 de outubro deste ano, será realidade nas 57 zonas do estado. Para garantir o aporte técnico necessário, considerando a localidade e o acesso à internet, a implantação na 1ª Instância é conduzida de forma gradativa com base em cronograma estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

“Esse modelo de implantação gradativa nos permite ofertar o suporte necessário aos cartórios eleitorais. Um ou mais servidores de cada zona eleitoral receberam capacitação para manuseio do PJe. Além disso, temos uma equipe do Tribunal preparada para atuar no suporte técnico, tirar dúvidas, orientar e conduzir os trabalhos. Essa ferramenta será muito utilizada nas eleições municipais de 2020 e a expectativa é que até lá, todos os seus usuários – servidores, magistrados, promotores e advogados, estejam craques em seu manuseio”, ressaltou o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Breno Gasparoto.

A versão do PJe utilizada pelas zonas eleitorais não é idêntica à adotada pela 2ª Instância.

“De fato não se trata da mesma plataforma, mas o contexto permanece o mesmo. Os advogados, magistrados e promotores utilizam o PJe do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e também o PJe da 2ª Instância da Justiça Eleitoral. Essa experiência, esse conhecimento, sem dúvida nenhuma, servirá de base para que possam utilizar a versão do PJe adotado pelas zonas eleitorais”, destacou o presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)