facebook instagram
Cuiabá, 19 de Abril de 2025

Executivo Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 08:05 - A | A

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 08h:05 - A | A

SISTEMA PENITENCIÁRIO

75 novos servidores vão reforçar efetivo das unidades prisionais de MT

Os novos servidores passaram por um período de qualificação na Academia da Polícia Penal, com formação em diversas áreas e também conheceram os processos de gestão da Secretaria de Justiça

Da Redação

Setenta e cinco novos servidores do Sistema Penitenciário de Mato Grosso se formaram, nesta quarta-feira (16), em cerimônia realizada pela Secretaria de Estado de Justiça, no Palácio Paiaguás. No grupo estão policiais penais, enfermeiros e assistentes sociais.

A cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim, entre outras autoridades.

O governador lembrou dos investimentos realizados para ampliação de vagas e da convocação de 488 policiais, nos últimos anos, no Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

“Desejo que tenham, ao final da carreira, o mesmo orgulho com que vocês iniciam hoje o trabalho de policiais penais, enfermeiros e assistentes sociais. E que tenham orgulho em exercer vossas profissões com dignidade e ter a satisfação pessoal de fazer a diferença na vida dos mato-grossenses para conquistar um sistema prisional adequado, respeitoso e eficiente, cujos resultados impactam diretamente em nossa segurança pública”, salientou Mauro Mendes.

O secretário de Justiça explicou que os novos servidores reforçarão as unidades penais do Estado e que a convocação que permitiu essa nova turma demonstra compromisso do Governo com a segurança pública e o enfrentamento à criminalidade em Mato Grosso.

“Vamos continuar a trajetória de investimento e melhorias no sistema penitenciário, para alcançarmos e fortalecermos o que há de mais importante na instituição, que é a respeitabilidade institucional, e fazer do sistema penitenciário de Mato Grosso o melhor do país, com preparo, seriedade e compromisso”, pontuou o secretário de Justiça, Vitor Hugo.

 

Os novos servidores passaram por um período de qualificação na Academia da Polícia Penal, com formação em diversas áreas e também conheceram os processos de gestão da Secretaria de Justiça.

“Encerra-se um ciclo e começa a carreira de cada um de vocês, em uma missão que exige sacerdócio. Nesse período de formação, a academia os preparou para prestar serviço público de qualidade”, destacou o coordenador da Academia da Polícia Penal, Rildo Pereira, que agradeceu ainda aos servidores da equipe de formação.

Dentro da grade de formação, os novos servidores passaram por aulas teóricas e práticas que envolveram conhecimento de armamentos, técnicas de tiro, escolta, intervenção prisional, primeiros-socorros, defesa pessoal e legislação aplicada.0

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, André Fernandes Ferreira, salientou a importância e as dificuldades do trabalho do policial penal para a sociedade.

“A missão de vocês é salvar vidas, dentro do sistema penitenciário, exercendo o controle das unidades, e também fora, colaborando para a segurança pública de Mato Grosso. Façam o melhor todos os dias”.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim lembrou da importância da função do policial penal, considerando que é uma das mais estratégicas na segurança pública.

 

“Hoje celebramos essa vitória de vocês e digo que o trabalho de cada um vai muito além da segurança dos estabelecimentos penais e que muitas vezes a sociedade não vê. Vocês vão ajudar a preparar as pessoas que estão custodiadas a retornar ao convívio social, colaborando para construir uma sociedade mais justa e mais humana. Reconheçam o seu valor e tenham orgulho da profissão que escolheram sendo exemplo e espelho para os demais”, finalizou o presidente do Tribunal de Justiça. (Com informações da Secom-MT)