Nove atuações criminais, sendo 8 por embriaguez ao volante, uma delas combinando outro delito de trânsito, e outra por porte ilegal de droga, foram registrados durante a Operação Lei Seca, realizada em Cuiabá, neste domingo (6).
De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 125 veículos foram abordados e 127 condutores fizeram o teste de alcoolemia.
Dirigir sem ser habilitado foi o agravante que duplicou as implicações legais de um dos autuados por estar bêbado.
As abordagens ocorreram na Miguel Sutil, no bairro Santa Helena, sob viaduto da Rodoviária. Tiveram início às 3h e se estenderam até por volta das 6h30, com um total de 41 veículos removidos, sendo 27 carros e 14 motocicletas, e 88 autos de infração lavrados.
Penalidades
Além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade, a multa inicial para quem dirigir embriagado é R$ 2,9 mil e pode chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência.
O motorista também tem a CNH suspensa e perde o direito de dirigir por um período de até 12 meses.
Essas penalidades estão previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e em resoluções aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). (Com informações da Secom-MT)