facebook instagram
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
logo
26 de Abril de 2024

Administrativo Sábado, 08 de Setembro de 2018, 07:33 - A | A

08 de Setembro de 2018, 07h:33 - A | A

Administrativo / DE 10 A 14 DE SETEMBRO

TJ suspende prazos processuais em todo o estado para implementar PJe 2.0

A medida se faz necessária para que os usuários internos e externos possam conhecer algumas das funcionalidades da nova versão, bem como se adaptar às mudanças de layout

Da Redação



A versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe) estará em funcionamento em todas as unidades judiciárias do Estado a partir da próxima segunda-feira (10). Com isso, os prazos processuais nos autos eletrônicos em trâmite no sistema PJe estarão suspensos no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso durante toda a semana (10 a 14), ficando prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, conforme a Portaria nº. 1004/2018-PRES, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro.

A medida se faz necessária para que os usuários internos e externos possam conhecer algumas das funcionalidades da nova versão, bem como se adaptar às mudanças de layout.

Neste período, multiplicadores vão oferecer suporte para eventuais dúvidas e questionamentos que possam surgir para o segundo grau de jurisdição e também para as comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Água Boa, Colíder, Nova Mutum e Campo Verde.

Em cumprimento à Resolução n.185/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu em caráter obrigatório o PJe como o sistema informatizado de tramitação e acompanhamento processual do Poder Judiciário, o TJMT, por deliberação de seu presidente, elaborou um plano de ações para a implantação desse sistema.

Uma apresentação simultânea foi realizada para os 11 polos do Estado e para o Tribunal de Justiça, na qual o instrutor do PJe Rosivaldo Rodrigues apresentou os conceitos gerais da ferramenta e as suas funcionalidades, tanto para magistrados quanto para servidores de primeiro e segundo graus de jurisdição.

Posteriormente, foi liberada a ferramenta de autocapacitação, que permite que os usuários internos e externos façam testes no ambiente de trabalho, como se estivessem utilizando o sistema na prática. O ambiente virtual desenvolvido traz vídeos, tutoriais e links de acesso.

Vantagens

A nova versão traz diversos benefícios, como mais de 100 melhorias ou novas funcionalidades, melhorias de performance, compatibilidade com versões mais recentes de navegadores, adoção do PJe Office para assinatura, novo painel de magistrado e servidores, otimização de recursos de infraestrutura, entre outras.

A ferramenta

Atualmente o PJe está implantado nas 335 unidades jurisdicionais de primeiro e segundo graus, nos 203 órgãos julgadores, entre Varas Judiciais, Juizados Especiais, Câmaras e Turma Recursal, além das Centrais de Mandados e Centrais de Conciliação. Além disso, o Tribunal de Justiça já utiliza o processo eletrônico para julgamento das ações originárias.

Confira aqui a portaria na íntegra. (Com informações da Assessoria do TJMT)