facebook instagram
Cuiabá, 27 de Abril de 2024
logo
27 de Abril de 2024

Eleitoral Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019, 16:07 - A | A

24 de Janeiro de 2019, 16h:07 - A | A

Eleitoral / Sem biometria

Mais de 12 mil eleitores podem ter título suspenso em município de MT

Cerca de 85% do eleitorado de São José dos Quatro Marcos ainda não registrou a biometria

Da Redação



Acontece em São José dos Quatro Marcos a revisão do eleitorado com cadastro biométrico. Dos 14.357 eleitores cadastrados no município, apenas 2.194 fizeram a coleta biométrica, o que corresponde a 15,28%.

Desta forma, 85% (12.163) do eleitorado ainda não registrou a biometria. Eles têm até 29 de março para procurar o cartório eleitoral, no entanto, apesar de faltar algumas semanas para o encerramento da revisão, o ideal é que o cidadão faça o cadastramento com antecedência.

Em São José dos Quatro Marcos o atendimento acontece na sede do cartório da 52ª Zona Eleitoral, situada na Avenida Doutor Guilherme Pinto Cardoso, n. 1189, Centro. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 07h às 17h.

Título suspenso

Quem não comparecer terá o título cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral.

Esse documento é necessário para o exercício de vários direitos civis, entre eles: inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias.

Documentos necessários

Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente: documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei), e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo juiz eleitoral).

No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título (alistamento) é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar. (Com informações da Assessoria do TRE-MT).