facebook instagram
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
logo
26 de Abril de 2024

Penal Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018, 08:15 - A | A

11 de Janeiro de 2018, 08h:15 - A | A

Penal / Ensino superior

Reeducandos vão passar por triagem para iniciarem curso na Unemat

Os cursos serão ofertados nas unidades prisionais de Mato Grosso depois que a Sejudh, por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, realizar um levantamento em todas alas dos presos que têm condições de fazer uma faculdade

Da Redação



Reeducandos do Sistema Penitenciário do Estado passarão por uma triagem para, em condições, fazerem cursos de nível superior – licenciatura, bacharelado e tecnólogo – da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

Os cursos serão ofertados nas unidades prisionais de Mato Grosso depois que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, realizar um levantamento em todas alas dos presos que têm condições de fazer uma faculdade.

A formatação da iniciativa começou ontem (10), durante uma reunião com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) e demais entidades envolvidas, na sede da Unemat. O processo de triagem inicia nesta semana e o resultado deve ser repassado aos demais envolvidos na iniciativa no próximo dia 19.

Também são parceiros na proposta a Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT), a própria Unemat e a Fundação Nova Chance, instituição responsável por oportunizar trabalho e estudo à população carcerária do Estado, além da Sejudh.

“Esse foi um primeiro encontro e virão as próximas reuniões, mas já deu certo. Agora, a Sejudh vai fazer um levantamento em todas as unidades de Mato Grosso para saber qual é essa demanda. Os reeducandos que se enquadrarem vão se candidatar aos cursos ofertados pela Unemat, depois que o perfil deles for repassado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para que avaliem conjuntamente a situação”, esclareceu o vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira, que participou do encontro.

Também integram o grupo as comissões de Direito Carcerário e Responsabilidade Social e Cultura da Ordem. (Com informações da Assessoria da OAB-MT)