facebook instagram
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
logo
26 de Abril de 2024

Eleitoral Quarta-feira, 18 de Abril de 2018, 14:20 - A | A

18 de Abril de 2018, 14h:20 - A | A

Eleitoral / sem provas

Juiz arquiva ação que acusou ex-deputados de falsificarem assinaturas de eleitores

José Riva, Roberto Dorner e mais duas pessoas teriam protocolado lista de assinaturas de eleitores fraudada para criação do PSD

Lucielly Melo



O juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, da 22ª Zona Eleitoral de Sinop, arquivou ação movida contra os ex-deputados José Geraldo Riva e Roberto Dorner e mais duas pessoas por falsificação de documento.

Segundo os autos, o Ministério Público Eleitoral apontou que os ex-parlamentares, juntamente com Edson Bormann dos Santos e Jaimésio Luiz Kappes teriam protocolado petições contendo listas de assinaturas de eleitores fraudadas, apoiando a criação do Partido Social Democrático (PSD).

Em julho de 2016, o juízo de primeira instância rejeitou a ação do MP por entender “que a descrição fática da peça inicial não era suficiente a amparar a imputação pretendida”.

Inconformado com a decisão, o órgão ministerial recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). No entanto, a Corte não reconheceu o recurso interposto e determinou o retorno dos autos para que o MP peticionasse o que entenderia de direito.

Como o Ministério Público não ratificou a denúncia e pediu para que os autos fossem arquivados, o juiz Tiago Souza decidiu por atender a manifestação.

"Isto posto, acolho o parecer ministerial (...) e determino o arquivamento do feito, com as baixas e anotações de estilo, ressalvado o disposto no artigo 18 do código de Processo Penal".