facebook instagram
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
logo
26 de Abril de 2024

OAB Domingo, 08 de Julho de 2018, 09:00 - A | A

08 de Julho de 2018, 09h:00 - A | A

OAB / "abuso"

OAB-MT cobra providências contra prisão ilegal de advogado em Cuiabá

O advogado Luciano Carvalho foi agredido e detido de forma arbitrária por policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) e conduzido até o Cisc Verdão quando atendia um cliente

Da Redação



Uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) e da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas do estado (Abracrim-MT) adotou todas as providências diante da prisão ilegal de um advogado no exercício da profissão na última sexta-feira (06), em Cuiabá.

O advogado Luciano Carvalho foi agredido e detido de forma arbitrária por policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) e conduzido até o Cisc Verdão quando atendia um cliente.

Diante da flagrante violação às prerrogativas profissionais e da ação truculenta, a diretoria da OAB-MT, Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), membros das comissões temáticas e da Abracrim se reuniram com o delegado Guilherme Fachinelli, no Cisc Verdão, neste sábado e informou que o caso será encaminhado à Corregedoria da Polícia Civil para apuração.

“A OAB-MT não vai se calar frente aos abusos ocorridos. Se o policial que tem por dever proteger a população dispensa um tratamento desses a um advogado que está atendendo seu cliente, imagine o quanto sofre a população? Não vamos generalizar, mas vamos pedir punição exemplar”, destacou o presidente da Ordem, Leonardo Campos.

Toda a ação truculenta foi registrada em vídeos que já foram encaminhados às autoridades competentes para as devidas providências. Devido à violência da ação, o advogado precisou ser encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel Urbano (Samu) ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Em razão da gravidade do caso, o governador Pedro Taques se reunirá com a OAB-MT ainda neste fim de semana para discutir a situação.

A comitiva também se encontrará com o secretário de Estado de Segurança Pública e o delegado-geral da Polícia Civil na próxima segunda-feira (09). (Com informações da Assessoria da OAB-MT)