facebook instagram
Cuiabá, 20 de Abril de 2025

Advocacia Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 08:43 - A | A

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 08h:43 - A | A

COMBATE ÀS FRAUDES

OAB-MT cria canal de denúncias sobre golpe do "falso advogado"

As denúncias recebidas pela OAB-MT serão encaminhadas para a Polícia Civil e demais órgãos responsáveis pela investigação ou outras providências que devam ser tomadas

Da Redação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) criou um novo canal para receber denúncias de golpes ou fraudes envolvendo nomes de advogados.

Todos que quiserem informar sobre golpes, tentativas de golpes ou fraudes podem enviar um e-mail para [email protected]. As denúncias recebidas pela OAB-MT serão encaminhadas para a Polícia Civil e demais órgãos responsáveis pela investigação ou outras providências que devam ser tomadas.

“Unidos vamos combater esses criminosos, defender a advocacia e os jurisdicionados, além de buscar a punição para aqueles que estão por trás dos golpes. Continuaremos trabalhando em parceria com as forças da segurança pública e integrados com todo o Sistema OAB. Não podemos admitir que esse tipo de crime permaneça crescendo e prejudicando tanto advogados como clientes”, destacou Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT. 

O chamado “golpe do falso advogado” começou a ser denunciado para a OAB-MT, de forma mais frequente, a partir de agosto de 2020, e, desde então, diversas campanhas de conscientização, divulgações, alertas, entrevistas e outras ações foram realizadas pela Secional mato-grossense. 

“Apoiamos iniciativas que visam garantir a responsabilização efetiva de indivíduos e organizações envolvidas nesse tipo de crime”, pontuou Gisela Cardoso. 

Assim que as denúncias chegam à Seccional Mato Grosso, elas são encaminhadas para a Polícia Judiciária Civil. Foram devido a estas informações que começaram as investigações policiais. Em apenas um inquérito, foram investigados 73 casos de golpes e fraudes, sendo que 43 destes foram encaminhados pela OAB-MT. 

A forma de agir dos golpistas é se passar por advogados, utilizando números de telefone desconhecidos e com DDD de outras cidades, usando fotos de profissionais da advocacia reais que são coletadas nas redes sociais. Após abordarem as vítimas, eles fazem pedidos de depósitos bancários com urgência. 

Uma operação da Polícia Civil de Mato Grosso, que surgiu das denúncias levadas pela OAB-MT, resultou em 32 prisões, 33 mandados de busca e apreensão, além de várias contas bancárias bloqueadas. É preciso levar em consideração que apenas uma pequena parte das vítimas comunica a OAB-MT.

Apesar disso, dezenas de denúncias chegaram até a Seccional nos últimos anos. Há também casos em que as vítimas informam diretamente à polícia, com o registro do boletim de ocorrências. Por fim, muitos não chegam a informar à OAB-MT e nem à polícia. 

“Para podermos combater de forma ainda mais eficaz é importante que os golpes sejam denunciados, assim, pedimos que todos que forem vítimas comuniquem a OAB-MT, enviem um e-mail, encaminhem a cópia do boletim de ocorrências, prints de whats, enfim, todo o material que possa auxiliar na investigação”, disse Gisela. (Com informações da Assessoria da OAB-MT)