facebook instagram
Cuiabá, 23 de Julho de 2024
logo
23 de Julho de 2024

Administrativo Sábado, 30 de Abril de 2022, 08:24 - A | A

30 de Abril de 2022, 08h:24 - A | A

Administrativo / NA PRÓXIMA SEGUNDA

Judiciário expande Juízo 100% Digital para todas as unidades em MT

A iniciativa promove e aprimora o acesso à Justiça assegurando efetividade e agilidade nos serviços prestados à população

Da Redação



O Poder Judiciário de Mato Grosso vai expandir, a próxima segunda-feira (2), o Juízo 100% Digital para todas as unidades judiciárias do primeiro grau.

A iniciativa promove e aprimora o acesso à Justiça assegurando efetividade e agilidade nos serviços prestados à população.

Atualmente, o Juízo 100% Digital está presente em 89 unidades judiciárias de primeira instância em Mato Grosso. Inicialmente, estava implantado por meio de projeto piloto, em 13 unidades. Depois, foi ampliado para outras 76 unidades incorporando as melhorias identificadas ao longo da execução do projeto inicial.

Como funciona

O usuário utiliza a tecnologia para ter acesso à Justiça, sem precisar se deslocar aos fóruns, já que todos os atos processuais ocorrem exclusivamente por meio eletrônico e remoto, usando a internet. Isso inclui citações, intimações, audiências, atendimento das partes, advogadas e advogados e sessões de julgamento, tudo ocorre de forma virtual, por meio de videoconferências. Com isso, a pessoa pode ter acesso à Justiça de qualquer parte do mundo.

A adesão ao Juízo 100% Digital é opcional. Advogados e partes dos processos podem optar pelo sistema no momento da distribuição da ação.

Diferença entre PJe e Juízo 100% Digital

O PJe é a forma eletrônica do processo, ou seja, ele está em ambiente virtual. O Juízo 100% digital é uma forma de atuação, onde todos os procedimentos de um processo tramitam pela internet. Isso quer dizer que tudo é feito de forma virtual, como a comunicação dos atos processuais e a realização de audiências. (Com informações da Assessoria do TJMT)