facebook instagram
Cuiabá, 21 de Novembro de 2024
logo
21 de Novembro de 2024

Administrativo Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 09:42 - A | A

11 de Novembro de 2024, 09h:42 - A | A

Administrativo / INTERLIGAÇÃO DE ESGOTO

Moradores devem comparecer à mutirão para evitarem ação penal

O artigo 45 da Lei do Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) obriga o usuário a realizar a conexão do seu esgoto à rede pública para o devido tratamento

Da Redação



Começa nesta segunda-feira (11), o primeiro Mutirão de Conciliação Interligue Já, que pretende agilizar a interligação das edificações à rede coletora de esgoto. Duzentos e cinquenta proprietários de imóveis localizados nos bairros Bosque da Saúde, Jardim Aclimação e Jardim das Américas, em Cuiabá, foram notificados a comparecer no Complexo dos Juizados Especiais Desembargador José Silvério Gomes, no Centro Político Administrativo, até o dia 14 de novembro.

O atendimento será realizado das 13h às 17h.

De acordo com a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, o Ministério Público solicitou ao Poder Judiciário a realização das audiências para tentativa de conciliação.

“Durante as audiências serão apresentadas propostas para a rápida e correta interligação do esgoto das edificações à rede pública disponível na localidade”, explicou a promotora de Justiça.

Segundo ela, os moradores que se recusarem a efetivar a interligação poderão ser responsabilizados no âmbito criminal. O artigo 45 da Lei do Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) obriga o usuário a realizar a conexão do seu esgoto à rede pública para o devido tratamento.

“O processo de conexão dos imóveis à rede pública de esgoto é crucial para garantir o tratamento adequado dos efluentes, antes de serem retornados aos rios, melhorando a qualidade dos cursos d’água e a saúde pública”, destacou.

Até o fim deste ano, conforme a promotora de Justiça, 94% das residências de Cuiabá terão cobertura de rede de esgoto. O prazo estabelecido pela legislação para que os proprietários dos imóveis efetuem a interligação à rede coletora é até dezembro de 2025. Até o momento, menos de 50% da população de Cuiabá já cumpriu com a obrigação.

Conforme a promotora de Justiça, o MPE tem buscado resolver a demanda de forma extrajudicial. Acrescentou, ainda, que é fundamental seguir todas as normas locais e contar com profissionais qualificados ao realizar a interligação à rede de esgoto para garantir a eficiência do sistema e evitar problemas futuros. (Com informações da Assessoria do MPE)