Da Redação
Prestes a assumir o cargo de procurador-geral de Justiça no Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o promotor de Justiça Deosdete Cruz Júnior afirmou irá priorizar o uso de métodos autocompositivos.
O novo procurador-geral quer ampliar o Núcleo Estadual de Autocomposição (NEA) para proporcionar aos promotores e procuradores de Justiça o suporte necessário para o alcance das metas estabelecidas.
Ele tomará posse do cargo na tarde desta quinta-feira (9).
“Em 2022, tivemos em torno de 26 mil ações judiciais propostas e cerca de cinco mil acordos firmados no âmbito cível e criminal. O fortalecimento da política autocompositiva possibilitará a ampliação do número de acordos celebrados, proporcionando maior celeridade à resolução das demandas”, ressaltou Deosdete Cruz Júnior.
Outros focos
Conforme Deosdete, também serão prioridades da sua gestão o fortalecimento do combate às organizações criminosas, aos crimes contra crianças, adolescentes e idosos, o fomento ao trabalho de prevenção de danos ao erário, a execução de um programa transversal de defesa das vítimas, o enfrentamento à insegurança alimentar e o combate a toda espécie de violação aos direitos humanos.
“O Ministério Público brasileiro é, sem sombra de dúvidas, uma das principais instituições que devem velar pela defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis e pela garantia da democracia em nosso país. A nossa gestão será plural, com a participação e contribuição coletiva, focada em resultados objetivos e alinhada com a escuta das principais demandas da sociedade”, assegurou.
Adiantou ainda que em relação à área administrativa, pretende instituir programa de capacitação permanente e implantar um escritório de governança de dados para gerar produtos e diretrizes para a tomada de decisões. Pretende, ainda, fortalecer o laboratório de inovação como catalisador de novos métodos e ferramentas de boas práticas institucionais e de transformação social.
Perfil
Deosdete Cruz Junior, 42 anos, ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso em 2005. Antes de assumir o cargo de promotor de Justiça exerceu o cargo efetivo de analista jurídico do MPE.
Desde 2019, exerce o cargo de subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional no MPE. É titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, na área do patrimônio público. Já atuou nas Promotorias de Justiça de Dom Aquino, Juscimeira, Guiratinga, Itiquira, Rondonópolis, Comodoro, Nova Mutum e Tangará da Serra.
Conheça os nomes dos integrantes da nova gestão:
- Corregedor-geral: João Augusto Veras Gadelha
- Corregedora-geral adjunta: Esther Louise Asvolinsque Peixoto
- Subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional: Marcelo Ferra de Carvalho
- Subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão: Hellen Uliam Kuriki
- Subprocuradora-geral de Justiça Administrativa: Claire Vogel Dutra
- Secretário-Geral: Adriano Augusto Streicher de Souza
- Membro auxiliar/coordenador de Tecnologia e Informação: José Mariano de Almeida Neto
- membro auxiliar para Assessoramento Parlamentar: Rodrigo Fonseca Costa
- membro auxiliar no Núcleo de Ações de Competência Originária - NACO: Marcos Regenold Fernandes
- membro auxiliar no NACO: Carlos Roberto Zarour César
- Ouvidora-geral: Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres
- Coordenador do Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores (NARE): Ezequiel Borges de Campos
- Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Institucional: Antônio Sérgio Cordeiro Piedade
- Coordenador-geral do Centro de Apoio Operacional: Caio Márcio Loureiro
- Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação e Gabinete de Segurança Institucional: Mauro Zaque de Jesus
- Coordenador de Precedentes e Teses Institucionais: Wagner Cézar Fachone
- Coordenador de Atuação por Delegação: Clóvis de Almeida Júnior
- Coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco): Adriano Roberto Alves
- Coordenador do Núcleo Estadual de Autocomposição: José Antônio Borges Pereira. (Com informações da Assessoria do MPE)