facebook instagram
Cuiabá, 21 de Julho de 2024
logo
21 de Julho de 2024

Eleitoral Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 08:50 - A | A

28 de Junho de 2024, 08h:50 - A | A

Eleitoral / DETERMINAÇÃO DO CNJ

Pleno do TRE-MT profere decisões com linguagem simples

Na sessão plenária desta terça-feira (25), por exemplo, 12 processos foram julgados com aplicação da linguagem simples

Da Redação



Em cumprimento ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem proferido decisões judiciais utilizando linguagem clara e acessível.

Na sessão plenária desta terça-feira (25), por exemplo, 12 processos foram julgados com aplicação da linguagem simples.

Além disso, desde a adesão do Tribunal ao Pacto, realizada em março de 2024, o assunto já foi ressaltado e consta em atas de quatro sessões plenárias do TRE-MT. Os processos da pauta da última sessão julgados com o uso da linguagem simples tiveram relatoria dos juízes-membros Edson Dias Reis e Eustáquio Inácio de Noronha Neto, sendo 7 e 5 processos, respectivamente.

Somente o juiz Edson Dias Reis, que coordena a implementação do projeto de linguagem simples no TRE-MT, relatou, até o momento, 17 processos desde a adesão. Ele destacou a importância da incorporação desta prática na rotina de julgamentos e outros processos do Tribunal.

“É uma medida que nos provoca a mudar a forma de proferir decisões, sem prejuízos legais e resguardando toda a norma jurídica. Precisamos nos habituar a aplicar uma linguagem simples e clara não só nas decisões judiciais, mas em toda forma de comunicação, de domo que seja compreendida por todos e todas”.

Conforme prevê o pacto, o objetivo é adotar linguagem simples, direta e compreensível a todos os cidadãos na produção das decisões e na comunicação geral com a sociedade.

Além disso, a linguagem simples também pressupõe acessibilidade. Nesse sentido, os tribunais devem aprimorar formas de inclusão, com uso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição ou outras ferramentas similares, sempre que possível. O TRE-MT já utiliza a tradução em Libras em todas as sessões plenárias desde 2022. (Com informações da Assessoria)