Da Redação
A recuperação judicial e a falência empresarial serão temas do 1º Seminário de Insolvência Empresarial, que acontece em Campo Grande na próxima quinta-feira 15), no plenário do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul TJMS).
No Brasil, os pedidos de recuperação judicial dispararam 71% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2023, chegando a 1.014 pedidos. Os dados são do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian.
O encontro é promovido pelo Instituto Brasileiro da Insolvência (IBAJUD) em parceria com o TJMS, e reunirá especialistas, acadêmicos e profissionais de destaque no Direito Empresarial e Falimentar para debater as tendências e os desafios atuais do setor no Brasil.
Entre os profissionais, estão os juízes José Henrique Neiva Campo Grande), Márcio Rogério Alves Três Lagoas) e César de Souza Lima Dourados), além do promotor Ronaldo Vieira Francisco, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul MPMS).
O evento terá ainda uma aula ministrada pelo renomado jurista Newton de Lucca, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP).
Breno Miranda, presidente do Ibajud, destaca a relevância do debate em um cenário marcado pelo aumento no número de empresas que buscam reestruturação financeira.
“É fundamental aprimorar continuamente os mecanismos de recuperação empresarial para encontrar soluções criativas e eficazes, mitigando os impactos negativos gerados por esses processos, tanto para as empresas e o setor agrícola, quanto para os trabalhadores, os credores e a economia como um todo”, afirma Breno, que é jurista em Mato Grosso.
“Campo Grande terá à disposição um espaço privilegiado para o diálogo e a colaboração entre os principais agentes envolvidos no processo de recuperação empresarial. Essa iniciativa, fortalecerá a área de insolvência no estado, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de novas abordagens, estimulando um ambiente mais favorável à superação dos desafios enfrentados pelas empresas e produtores rurais em dificuldades financeiras”, declara Eduardo Cury, embaixador da entidade em Mato Grosso do Sul.
O seminário, organizado por Luigi Trindade, coordenador acadêmico do IBAJUD, e por Jorge Campos, diretor institucional da entidade, conta com o apoio da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul EjudMS, do Ministério Público Estadual e da Escola Superior de Advocacia da OAB-MS.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio da plataforma do Sympla. (Com informações da Assessoria)