facebook instagram
Cuiabá, 28 de Fevereiro de 2025

Justiça Eleitoral Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2025, 09:53 - A | A

Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2025, 09h:53 - A | A

ALERTA DO TRE-MT

Eleitor deve cadastrar biometria para não ter título cancelado

Dados de 2025 mostram que 87,01% da população já possui o cadastro biométrico, enquanto 12,99% ainda não

Da Redação

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso convocou o eleitorado do estado que ainda não cadastrou a biometria para ir em um posto de atendimento mais próximo e cadastrar-se.

Dados de 2025 mostram que 87,01% da população já possui o cadastro biométrico, enquanto 12,99% ainda não. 

Para realizar o cadastramento, basta apresentar o documento oficial com foto junto do comprovante de residência. Isso em qualquer central de atendimento, Cartório Eleitoral e postos do Ganha Tempo. Na Capital, a Casa da Democracia, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, n° 4750, no Centro Político Administrativo, atende das 7h30 às 13h30.

Além de ser um dos elementos responsáveis pela segurança das eleições, a biometria oferece como benefício o uso do aplicativo e-Título como documento oficial. Isso porque durante a coleta biométrica, é realizada a captura e registro fotográfico do rosto, o que impede fraudes na identificação do eleitorado durante os pleitos. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android.

A Justiça Eleitoral reforçou que o não cadastramento da biometria pode resultar no cancelamento do título eleitoral, dependendo da situação. Medida essa que traz uma série de consequências desfavoráveis, como a impossibilidade de receber salários de função ou emprego público, empréstimos, prestar concursos e emissão de documentos como passaporte e carteira de identidade.

Outras medidas são a negativa de matrícula ou renovação em instituições de ensino público, como escolas ou universidades, bem como, a impossibilidade de registro de candidatura, o que, portanto, interrompe, também, o direito ao voto nas próximas Eleições Municipais ou Gerais. Em 2026, a população brasileira irá escolher quem presidirá o país por quatro anos, além de governadores, deputados federais e estaduais e senadores.

Vale lembrar para quem fez o título eleitoral de forma online pelo Autoatendimento Eleitoral, que o prazo para fazer a coleta biométrica é de 30 dias. Caso a coleta não seja feita dentro desse prazo, o título é cancelado. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)