facebook instagram
Cuiabá, 10 de Fevereiro de 2025

Justiça Estadual Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025, 08:31 - A | A

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025, 08h:31 - A | A

DIA 23

Judiciário oferece oficina de parentalidade para pais em fase de separação

Para participar, é necessário entrar em contato com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de sua comarca

Da Redação

Ao passar pelo processo de separação ou divórcio, pais de crianças e adolescentes passam pelo desafio de garantir o bem-estar emocional de seus filhos, além de suas próprias emoções. Pensando nisso, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) promove nesta quinta-feira (23 de janeiro), das 17h às 19 horas, a primeira Oficina de Parentalidade de 2025, de forma totalmente virtual. A iniciativa está em conformidade com a Recomendação nº 50/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com essa primeira ação, o Nupemec dá início à agenda de 2025 de oficinas de Parentalidade. Para participar, é necessário entrar em contato com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de sua comarca, utilizando os canais de contato disponíveis no Portal do Nupemec.

A iniciativa faz parte de um programa educativo e preventivo, destinado a apoiar famílias em processo de separação, auxiliando todos os envolvidos a lidarem com as mudanças de forma saudável, especialmente no que diz respeito aos filhos.

As Oficinas de Parentalidade têm como público-alvo pais e mães que estão enfrentando conflitos relacionados ao exercício da parentalidade, como divórcio, dissolução de união estável ou disputas sobre guarda e convivência, sejam essas questões já judicializadas ou não. O objetivo principal é fortalecer os laços familiares, promovendo o diálogo, a educação emocional e o bem-estar de crianças e adolescentes, principalmente em contextos de separação ou conflito dos pais.

Por ocorrerem no formato de videoconferência, as oficinas têm abrangência estadual. Desde o ano passado, já beneficiou a centenas de famílias, proporcionando um apoio significativo para pais e mães que passaram pela reestruturação familiar após a ruptura conjugal, por meio, por exemplo, do conhecimento sobre comunicação não violenta.

"Nosso compromisso é promover uma cultura de paz, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para as famílias, onde possam aprender técnicas eficazes de comunicação e gestão de conflitos. Acreditamos que a parceria parental sólida é fundamental para garantir que crianças e adolescentes cresçam em um ambiente pacífico e emocionalmente saudável”, destaca Sebastião José de Queiroz Júnior, gestor-geral do Nupemec.

Agenda – Além da Oficina de Parentalidade que será realizada no próximo dia 23 de janeiro, outras já estão confirmadas para este e o próximo mês, conforme a Agenda Estadual de Oficinas de Parentalidade Virtuais do Nupemec. As próximas datas confirmadas são: 30 de janeiro, das 15h às 17h; 06, 13 e 20 de fevereiro, sempre das 17h às 19 horas. (Com informações da Assessoria do TJMT)