facebook instagram
Cuiabá, 29 de Março de 2025

Justiça Estadual Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 09:09 - A | A

Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 09h:09 - A | A

ASCENSÃO

Por merecimento, Jones Gattass Dias se torna novo desembargador do TJMT

A definição ocorreu na sessão administrativa desta segunda-feira (24)

Lucielly Melo

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) promoveu o juiz Jones Gattass Dias para ser o novo desembargador da Corte, após atender o critério de merecimento.

A definição ocorreu na sessão administrativa desta segunda-feira (24).

Jones Gattass Dias assumirá a cadeira deixada pelo desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que se aposentou no mês passado após completar 75 anos de idade.

A vaga, destinada exclusivamente à magistratura, foi disputada por 24 juízes no total.

Formaram a lista triplíce os juízes: Agamenon Alcântara Júnior (34 votos), Jones Gattas (33 votos) e Antônio Veloso Peleja Júnior (18 votos).

Mas Jones conquistou a vaga, uma vez que já havia figurado por duas vezes em votação anteriores, lhe garantindo o direito à ascensão.

Para fazer a escolha, o Pleno levou em consideração a produtividade dos candidatos, a presteza no exercício das funções, o aperfeiçoamento técnico e a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional.

Perfil

Jones Gattass Dias tem 58 anos, é natural de Cáceres, filho de Walter Fanaia Dias e Noelly Gattass Dias, casado com Suely Dutra Barbosa. É formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem mestrado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Lisboa. 

O magistrado ingressou na magistratura em maio de 1996 e sua primeira comarca de atuação foi São Félix do Araguaia. Atuou também nas comarcas de Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá.

Em Várzea Grande, foi designado nas seguintes unidades judiciárias: 1ª e 2ª Varas Especializadas da Fazenda Pública, Vara Especializada da Infância e Juventude, 1ª e 2ª Varas Cíveis, 1ª, 2ª e 3ª Varas Criminais, 1ª, 2ª e 3ª Varas Especializadas de Família e Sucessões.

Também foi juiz auxiliar da Corregedoria, durante as gestões de 2004/2005 e 2007/2009 e como juiz auxiliar da Presidência na gestão de 2023/2024, quando esteve à frente da Central de Precatórios. É coordenador do Grupo de Trabalho dos Estudos para implantação do Programa de Integridade e Compliance e titular na 6ª Vara Cível da Capital.