A promoção e o aprimoramento das ações de sustentabilidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como Energia Limpa e Acessível (ODS 7), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13), constam no Plano Estratégico 2025-2026 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Dessa forma, o Tribunal avança na implementação de práticas que visam à preservação ambiental e a eficiência energética. Entre as principais medidas que visam colocam o TJMT na vanguarda da gestão sustentável no Judiciário destacam-se:
- Avanço em ações estruturantes de sustentabilidade
- Ampliação da utilização da energia fotovoltaica
- Ampliação do reuso de recursos naturais
- Implementação da rede de sustentabilidade
Essas iniciativas estão alinhadas ao Objetivo Estratégico 12 do Planejamento Estratégico 2021-2026, que busca "adotar programa e práticas de sustentabilidade nas rotinas, avançando no desenvolvimento sustentável".
Impacto Ambiental e Social - A aposta em energia fotovoltaica e no reuso de recursos naturais contribui diretamente para a redução das emissões de carbono, o uso consciente de recursos e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, as ações do TJMT fomentam a conscientização ambiental entre magistrados, servidores e a comunidade.
Um Judiciário Sustentável - Ao incorporar a sustentabilidade, o TJMT demonstra que é possível aliar eficiência administrativa à preservação do meio ambiente, servindo como modelo para outras instituições. O avanço em práticas sustentáveis reforça o papel do Judiciário como protagonista na construção de um futuro mais justo e equilibrado para as próximas gerações. (Com informações da Assessoria de Imprensa do TJMT)
Clique neste link para conferir o Plano de Gestão do Biênio 2025-2026 na íntegra.