Da Redação
A advogada Xênia Guerra oficializou, nesta sexta-feira (18), a chapa denominada Coragem para Mudar, para concorrer à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Com uma trajetória marcada por atuação firme no interior do estado e um compromisso com a inclusão e valorização da advocacia, Xênia apresentou uma proposta de gestão que visa atender a todas as regiões do estado, com especial atenção ao interior, à Capital e às mulheres advogadas.
A chapa encabeçada por Xênia conta com o advogado Fernando Figueiredo como vice-presidente, além de Clarissa Lopes de tesoureira, Yuri Nadaf como secretário-geral, e André Bernardes, de Barra do Garças, como secretário-geral adjunto. Além disso, a chapa é composta por 59 membros do interior e 57 da Capital, o que reforça a valorização dos advogados do interior.
“Esse é um momento de união para a advocacia de Mato Grosso. Sabemos das dificuldades que os advogados do interior enfrentam, e é por isso que nosso projeto traz propostas que vão ao encontro das necessidades específicas de cada região”, afirmou Xênia. “O fortalecimento da advocacia no interior é uma das prioridades da nossa chapa. Nossa proposta de gestão inclui a ampliação de projetos como o Botando Banca e a Caravana da Jovem Advocacia, que já têm mostrado resultados positivos em aproximar os novos advogados das ferramentas e oportunidades necessárias para o sucesso na profissão”.
Xênia também destacou a importância de aproximar a Ordem dos advogados da capital, garantindo que Cuiabá e as demais regiões recebam atenção igualitária.
“A advocacia de Cuiabá tem suas próprias demandas e desafios, especialmente em relação à modernização dos processos e ao uso da tecnologia no exercício da profissão. Nossa gestão pretende investir em plataformas como o OABFlix, para garantir que os advogados da capital e do interior tenham acesso a capacitação contínua e de qualidade”, disse.
Outro ponto de destaque da candidatura de Xênia é o compromisso com a valorização das mulheres na advocacia. “Nós estamos vendo cada vez mais mulheres ocupando espaços importantes na advocacia e na sociedade, mas sabemos que ainda há muito a ser feito para alcançar a verdadeira igualdade. A nossa chapa traz propostas concretas para garantir mais representatividade feminina e lutar por condições de trabalho justas e dignas para as advogadas”, declarou Xênia.
“Queremos que as mulheres advogadas sintam-se acolhidas pela Ordem e vejam nela uma aliada para o seu crescimento profissional”, afirmou.
Xênia reforçou que sua candidatura representa uma oportunidade de renovação para a OAB-MT, com foco em uma gestão inclusiva, moderna e que valorize todos os advogados, independentemente de sua localização ou gênero.
“Nós acreditamos que a Ordem deve ser uma casa de todos os advogados, e que todos têm direito ao suporte necessário para exercer a profissão com dignidade e excelência. Vamos trabalhar para que a OAB-MT seja uma instituição mais próxima dos advogados e preparada para enfrentar os desafios do futuro”, finalizou. (Com informações da Assessoria)