O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação “Dolus Senex” em desfavor de um suposto grupo criminoso que teria dado golpes contra idosos. O prejuízo de apenas uma das vítimas chega a mais de R$ 550 mil.
De acordo com o Gaeco, as ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Goiânia, Goianésia e Edealina.
Foram apreendidos com os alvos veículos de luxo, valores expressivos em real e também em moeda chinesa, além de armas e munições.
A investigação constatou que os criminosos, que se diziam empregados de instituição financeira, ofereceram crédito a uma pessoa idosa, e, para a concessão, exigiam que fossem realizados depósitos em contas abertas para o fim específico de receber o dinheiro objeto de fraude.
Os mandados judiciais foram expedidos juiz do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá, João Francisco Campos de Almeida, atendendo a requerimento formulado pelo Gaeco.
Os alvos, conforme o Gaeco, integram organização criminosa estabelecida com a finalidade de permitir a seus integrantes e a outras pessoas a ela associadas, a prática dos crimes de estelionato contra pessoa idosa e lavagem de capitais. (Com informações da Assessoria do MPE)