Da Redação
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal realizou, nesta quarta-feira (4), a leitura dos ofícios de indicação do advogado mato-grossense, Ulisses Rabaneda, para a vaga destinada à advocacia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A indicação partiu do Conselho Pleno da Ordem Nacional dos Advogados (OAB), que ainda sugeriu o advogado Marcello Terto para recondução.
Os documentos foram apresentados pelos senadores Jayme Campos (União-MT) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO), relatores das matérias submetidas à CCJ para a avaliação da indicação de Rabaneda e Terto.
A próxima etapa do processo inclui a sabatina dos candidatos e a votação, também na Comissão, seguida de análise e votação pelo Plenário do Senado. Por fim, os nomes serão encaminhados à Presidência da República para a nomeação e publicação oficial.
“Os advogados Marcello Terto e Ulisses Rabaneda têm trajetórias marcadas por dedicação, ética e compromisso com a Justiça. O Conselho Federal reafirma sua confiança plena em ambos, certos de que suas atuações no CNJ serão pautadas pela defesa da Constituição, das prerrogativas da advocacia e dos direitos fundamentais. A advocacia está bem representada com esses indicados”, declarou o presidente da OAB, Beto Simonetti.
Histórico
Ulisses Rabaneda dos Santos foi fundador da Comissão de Direito Penal e Processual Penal e, atualmente, exerce o cargo de conselheiro federal da OAB-MT.
Atuou também como membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, integrou o Tribunal de Defesa das Prerrogativas, foi diretor da Escola Superior de Advocacia, secretário-geral adjunto e secretário-geral. Em 2016, Rabaneda foi o mais votado na lista tríplice formada pelo TJ-MT para o cargo de juiz-membro do TRE de Mato Grosso. (Com informações da Assessoria da OAB)