Da Redação
A partir da próxima segunda-feira (1º), a população mato-grossense poderá resolver reclamações pré-processuais no aplicativo ClickJud-MT, que pode ser acessado através de um celular, computador ou tablet.
O técnico judiciário do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), João Gualberto Nogueira Neto, explicou que o aplicativo permite que o cidadão registre um problema em que ele quer a ajuda do Poder Judiciário para resolver.
“Além de contar com apoio dos nossos especialistas em pacificação social para solucionar seu problema de forma mais rápida, a pessoa ainda recebe uma chancela da Justiça, pela boa vontade em querer resolver o problema de forma pacífica, caso um dia a demanda venha a ser judicializada”, esclareceu.
A funcionalidade só pode ser utilizada antes de se iniciar o processo judicial, no intuito que as partes resolvam seus problemas de forma mais rápida e sem custos. Entre os problemas que podem ser solucionados, estão: divórcio, guarda, pensão alimentícia, herança, inadimplência, briga entre vizinhos, entre outros.
“É uma ferramenta destinada especialmente para a população, que não possui um certificado digital ou token, pois a pessoa pode requerer nossa ajuda para resolver seu problema antes de recorrer à disputa judicial. E claro, resolvendo seu problema de forma amigável, através das ferramentas de pacificação social que temos disponível, todos ganham. É menos tempo, dor de cabeça e dinheiro envolvido”, assegurou João Gualberto.
Como usar
Para usar a ferramenta, basta clicar no link aqui, acessar o ícone “CEJUSC”, preencher um formulário com informações detalhadas sobre o problema e sobre a outra pessoa envolvida. Imediatamente, o usuário receberá um e-mail informando o seu número de protocolo. Em seguida, serão enviadas notificações por e-mail ou WhatsApp, informando sobre o link de acesso, data e hora em que a audiência virtual foi marcada.
“É muito importante que a parte demandante descreva bem o caso e deixe informações de contato da outra parte, como nome completo, CPF, e-mail e telefone, para facilitar a comunicação do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). No caso do Cejusc não encontrar a outra parte, também disponibilizamos uma carta convite para que o próprio demandante possa entregar ao demandado”, destaca o técnico judiciário.
Ele revelou ainda que os formulários chegam à caixa de e-mail do Cejusc e são redirecionados para o atendimento do Centro Judiciário mais próximo à cidade onde reside o demandante. Hoje, o Cejusc conta com 38 unidade espalhadas pelo Estado e uma unidade virtual. Então, após a análise do caso, um profissional faz o convite para a parte contrária e agenda a audiência virtual. (Com informações da Assessoria do TJMT)