facebook instagram
Cuiabá, 30 de Dezembro de 2024
logo
30 de Dezembro de 2024

Administrativo Sexta-feira, 04 de Setembro de 2020, 14:17 - A | A

04 de Setembro de 2020, 14h:17 - A | A

Administrativo / LANÇADA NESTA QUINTA

Desembargadores destacam inovação trazida pelo Anuário Jurídico de MT

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, afirmou que o anuário traz toda a estrutura do Poder Judiciário mato-grossense, além de decisões do TJ que impactaram a vida da coletividade

Da Redação



Uma publicação inovadora, que servirá de importante fonte de informação para os operadores do Direito e como instrumento capaz de aproximar o cidadão do Poder Judiciário. Essas foram as principais qualidades destacadas pelos desembargadores que compõem a alta direção da Justiça Estadual sobre o primeiro Anuário Jurídico de Mato Grosso, lançado na noite desta quinta-feira (3).

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, afirmou que o anuário traz toda a estrutura do Poder Judiciário mato-grossense, além de decisões do TJ que impactaram a vida da coletividade. Trata-se, segundo o presidente, de uma edição histórica, pois foi lançada durante a pandemia do coronavírus, que mudou o mundo e obrigou o Judiciário a agir rápido, adotando soluções tecnológicas e inovadoras a fim de continuar cumprindo seu papel.

O presidente ressaltou que os resultados dessas ações são visíveis e destacou a fundamental parceria com a advocacia, porque sem ela nada disso teria sido possível. Carlos Alberto ressaltou que 2020 será um marco no sistema jurídico de Mato Grosso e elogiou o esforço e o bom trabalho das jornalistas e advogadas Antonielle Costa e Débora Pinho, responsáveis pela publicação do anuário.

Vice-presidente do TJMT, a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas ponutou a “brilhante ideia” das jornalistas, que reuniram em uma só obra os principais temas jurídicos da atualidade.

“São temas relevantes, que estão sendo discutidos em todos os Tribunais e fazem parte do nosso dia a dia”, concluiu.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, lembrou todo o trabalho que vem sendo feito pela Corregedoria para melhorar a produtividade das unidades judiciais e para reduzir a taxa de congestionamento na Justiça Estadual e afirmou que o Anuário Jurídico de MT também vem contribuir para que as pessoas conheçam mais sobre o funcionamento do Poder Judiciário.

Como as próprias autoras disseram, a publicação foi inspirada no Anuário da Justiça, produzido pela revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur) há mais de 10 anos. Editora da publicação nacional, a jornalista Lílian Matsuura avaliou que o Anuário Jurídico de MT tem informações importantes sobre o judiciário e a advocacia locais e que considerou interessante a abordagem de como as instituições se reinventaram para poder dar conta do trabalho e não deixar de atender a população durante a pandemia.

Com distribuição gratuita na primeira edição e tiragem de três mil exemplares, o Anuário Jurídico de Mato Grosso é destinado a empresários, advogados públicos e privados, juízes, desembargadores, promotores, procuradores, defensores públicos, diretores jurídicos de empresas, formadores de opinião, professores, estudantes, parlamentares, administradores públicos e privados de forma geral. (Com informações da Assessoria do TJMT)