facebook instagram
Cuiabá, 23 de Julho de 2024
logo
23 de Julho de 2024

Administrativo Quinta-feira, 11 de Março de 2021, 14:00 - A | A

11 de Março de 2021, 14h:00 - A | A

Administrativo / BALCÃO VIRTUAL

Ferramenta que dá informações processuais passa a valer no 1º grau

O serviço está disponibilizado para as varas especializadas de Família e Sucessões de Cuiabá, Primeiro, Segundo e Sexto Juizados Especial Cível de Cuiabá, Turmas Recursais e as varas únicas de Poconé, Apiacás e Santo Antônio do Leverger

Da Redação



O Balcão Virtual, serviço que fornece a advogados e partes processuais sobre andamento de ações judiciais, está em fase experimental em algumas unidades judiciárias da primeira instância em Mato Grosso.

As cinco varas especializadas de Família e Sucessões de Cuiabá, Primeiro, Segundo e Sexto Juizados Especial Cível de Cuiabá (localizados no Anexo Maruanã), Turmas Recursais e as varas únicas das comarcas de Poconé, Apiacás e Santo Antônio do Leverger já fazem atendimentos por meio do Balcão Virtual.

O atendimento também funciona para os processos que tramitam na segunda instância.

De acordo com a diretora do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), ligado à Corregedoria-Geral da Justiça, Renata Bueno, o Balcão Virtual será expandido para outras unidades do Estado nos próximos 30 dias, facilitando e aumentando o acesso da população aos serviços da Justiça estadual.

O atendimento é realizado em tempo real, numa sala de videoconferência, onde são disponibilizadas informações sobre movimentação processual de ações em trâmite nas unidades judiciárias por chamada de vídeo ou, excepcionalmente, por chamada de voz.

O funcionamento da ferramenta foi disciplinado no Provimento 5/2021, da CGJ-MT e assinado pelo corregedor-geral, José Zuquim Nogueira. (Com informações da Assessoria do TJMT)