facebook instagram
Cuiabá, 23 de Julho de 2024
logo
23 de Julho de 2024

Administrativo Quarta-feira, 27 de Abril de 2022, 14:48 - A | A

27 de Abril de 2022, 14h:48 - A | A

Administrativo / JUÍZO 100% DIGITAL

Fórum de Cuiabá passa a ter sala para atender “excluídos digitais”

As unidades são destinadas ao atendimento do público identificado como “excluídos digitais”, pessoas que não têm acesso às ferramentas tecnológicas ou conhecimento técnico para usá-las

Da Redação



O Poder Judiciário inaugurou, nesta terça-feira (26), a Sala Passiva do Juízo 100% Digital no Fórum de Cuiabá. O ambiente possui quatro unidades equipadas para garantir ao cidadão o acesso à Justiça, por meio virtual, nos termos do Provimento n°15/2020.

As unidades são destinadas ao atendimento do público identificado como “excluídos digitais”, pessoas que não têm acesso às ferramentas tecnológicas ou conhecimento técnico para usá-las.

“A sala tem muita representatividade para o Poder Judiciário de Mato Grosso. É um marco. Veio para consolidar a transformação do judiciário. Representa o acesso à Justiça pelos advogados, defensores e por toda a sociedade e, mais importante ainda, representa o acesso dos excluídos. Ás vezes a pessoa até tem o celular e a internet, mas desconhece a forma de acessar aos nossos sistemas”, destacou o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira.

Além disso, a sala funcionará também para receber advogados, pedidos de comarcas e até para realização de oitivas e interrogatórios.

“A sala foi implantada, testada e se mostrou eficiente para o Judiciário. Temos inúmeros agendamentos formulados por comarcas do interior para que haja o cumprimento de determinações de outros juízos para que sejam realizados oitivas e interrogatórios aqui no Fórum da Capital”, disse o juiz-diretor do Fórum, Lídio Modesto.

“Essas audiências serão realizadas sem deslocamentos desnecessários, sem custos extras, sem necessidade de encaminhamento de cartas precatórias para juízos distintos para dar efetividade a atividade jurisdicional. Estamos cumprindo um requisito constitucional da duração razoável do processo, encurtando o tempo daquilo que já era mais rápido do que o anterior, que é o PJe (Processo Judicial Eletrônico). A entrega é eficiente e de grande valia para o Estado de Mato Grosso”, resumiu.

Sala multifuncional

Segundo o juiz-auxiliar da CGJ, João Thiago de França Guerra, aqueles que desejam usar a sala, podem agendar um horário.

“O interessado pode entrar pelo Bookings, sistema de agendamento dessa sala passiva, identificar o horário disponível, agendar, imprimir o mandado na Central de Mandados de Cuiabá e encaminhar para a testemunha comparecer na sala passiva para ser ouvida por vídeoconferência, ou uma testemunha que foi intimada por uma audiência em outra comarca”, exemplificou.

Juízo 100% Digital

No Juízo 100% Digital todos os atos processuais são realizados exclusivamente pela internet, desde o protocolo da ação, notificações, intimações, atendimentos, audiências e sessões de julgamento. A tecnologia permite que partes e advogados falem diretamente na secretaria da vara com os servidores ou que tenham audiência com o magistrado. Tudo de forma on-line, dentro do horário de expediente do Poder Judiciário. (Com informações da Assessoria do TJMT)