facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Administrativo Quinta-feira, 09 de Junho de 2022, 15:04 - A | A

09 de Junho de 2022, 15h:04 - A | A

Administrativo / PAINEL ESTATÍSTICAS DO CNJ

Judiciário de MT já recebeu mais de 74 mil processos em 2022

Segundo a divulgação, 84.971 causas foram julgadas e 93.153 processos foram baixados

Lucielly Melo



O Judiciário de Mato Grosso recebeu 74.172 novos processos em 2022, na primeira e segunda instâncias. O dado foi divulgado pelo Painel de Estatísticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os números são referentes até o período de 31 de março.

Conforme a divulgação, 84.971 causas foram julgadas. Além disso, há informação de que 93.153 processos foram baixados.

A ferramenta do CNJ é alimentada mensalmente por meio da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud). De acordo com a pesquisadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ Isabely Mota, o painel exibe, de maneira dinâmica, os dados processuais de todos as cortes do Brasil.

“São as informações inseridas no DataJud, da movimentação processual a partir de 2020, consolidadas em um local único e disponíveis para consulta de qualquer cidadão”.

Segundo ela, a iniciativa está recebendo aprimoramentos e vai substituir outras fontes de dados do Poder Judiciário como os indicadores de litigiosidade dos Módulos Produtividade Mensal do Relatório Justiça em Números, que permanecerão com levantamentos relativos a Recursos Humanos e Despesas.

Juntamente com dados de todo o país, o painel inclui uma aba para download e possibilita a obtenção de relatórios consolidados por tribunal, documentos específicos de cada comarca ou vara, com estatísticas de processos, conclusos, parados e mais antigos. A consulta também mostra o desempenho no atendimento à Resolução CNJ n. 420/2021, que trata da adoção do processo eletrônico e o planejamento da conversão e digitalização do acervo processual físico remanescente nos tribunais. (Com informações da Assessoria do CNJ)