facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Administrativo Sábado, 02 de Julho de 2022, 07:49 - A | A

02 de Julho de 2022, 07h:49 - A | A

Administrativo / MODERNO E ACESSÍVEL

Poder Judiciário inaugura novo Fórum de Várzea Grande

O novo espaço oferece comodidade e segurança a magistrados, servidores, colaboradores e à população

Da Redação



O Poder Judiciário de Mato Grosso inaugurou o novo Fórum de Várzea Grande nesta sexta-feira (1º). A estrutura substitui o antigo fórum que, durante 38 anos abrigou a sede da comarca de Várzea Grande.

O novo espaço oferece comodidade e segurança a magistrados, servidores, colaboradores e à população.

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas ressaltou que esta é mais uma ação voltada às necessidades do primeiro grau de Jurisdição.

“Essa obra faz parte da política desta gestão, de valorizar o Primeiro Grau de Jurisdição, tão importante para os cidadãos e cidadãs de Várzea Grande e é a porta de entrada para o Poder Judiciário local”, afirmou.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso falou da satisfação de participar desse momento tão significativo.

“É uma grande alegria estar presente aqui. Um imóvel tão importante que será de grande benefício de toda sociedade e quem fará a diferença na vida são aqueles que trabalharão aqui para entregar a prestação jurisdicional à população”.

O juiz diretor do Fórum, Luis Otávio Pereira Marques falou da representatividade da nova estrutura para o município.

“Estamos diante de uma realidade de suma importância para nosso querido município de Várzea Grande. A inauguração da nova sede da comarca é resultado de sensibilidade, dedicação, compreensão e decisão, por força de uma nobre consciência beneficiando toda a população várzea-grandense, representando um significativo avanço na efetividade da prestação jurisdicional. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso não mediu esforços para concretização desta obra visando proporcionar a melhor qualidade no ambiente de trabalho a todos servidores, colaboradores e magistrados e por consequência contribuindo na melhoria do atendimento ao jurisdicionado e auxiliares da Justiça”, falou.

Após as falas do dispositivo houve o descerramento da placa do fórum e da galeria de diretores do foro da comarca de Várzea Grande. O Fórum leva o mesmo nome da antiga sede, Desembargador Cesarino Delfino César.

Estrutura

A unidade judiciária de Várzea Grande começou a funcionar com duas varas (cível e criminal). Hoje, são 18 varas na comarca, sendo quatro Varas Cíveis, cinco Varas Criminais, três Varas de Família, três Varas de Fazenda Pública, uma Vara Bancária, uma Vara da Infância e Juventude e uma Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Atualmente, a comarca conta com 20 juízes, sendo 18 deles atuando nas varas e três nos juizados especiais, além de 242 servidores.

Cerca de 70 mil processos tramitam em Várzea Grande, demandas judiciais da população de aproximadamente 300 mil habitantes.

São três pavimentos (subsolo, térreo e piso superior) com rampas, elevadores, sistema de reutilização de água e sistema de tratamento de esgoto próprio em atenção à acessibilidade e sustentabilidade, em atendimento às determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). (Com informações da Assessoria do TJMT)