facebook instagram
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025

Outros Órgãos Sábado, 28 de Outubro de 2023, 09:08 - A | A

Sábado, 28 de Outubro de 2023, 09h:08 - A | A

4ª EDIÇÃO

Presidente do TJMT celebra lançamento do Anuário Jurídico 2023

O Anuário Jurídico 2023 traz dados, estatísticas, produtividade e importantes decisões proferidas pela 1ª e 2ª instância do Poder Judiciário de Mato Grosso

Da Redação

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, participou na noite de quinta-feira (26) do lançamento do Anuário Jurídico 2023.

A cerimônia realizada na Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), na Capital, contou com a presença de autoridades das instituições que compõem o sistema de Justiça Estadual e de integrantes da comunidade jurídica da região.

O Anuário Jurídico 2023 traz dados, estatísticas, produtividade e importantes decisões proferidas pela 1ª e 2ª instância do Poder Judiciário de Mato Grosso. A obra também aborda temas atuais, como a utilização de inteligência artificial, as ferramentas compositivas da Justiça Restaurativa e o perfil dos desembargadores que compõem a Corte do Estado.

Durante a solenidade de abertura, a líder do Judiciário mato-grossense expressou aos presentes o momento ímpar e de grande alegria em poder comemorar o lançamento da publicação junto com as idealizadoras do projeto, as advogadas e jornalistas Antonielle Costa e Débora Pinho.

“Fiquei impressionada com o nível do trabalho apresentado na revista. A cada ano supera em muito a qualidade, não só material e visual belíssima, mas o conteúdo muito primoroso e cuidadoso. Todos nós temos ali a certeza que nosso trabalho é refletido com autenticidade e imparcialidade, com olhos de quem quer mostrar a verdade para a sociedade”, afirmou a presidente do TJMT.

Para a desembargadora Clarice Claudino da Silva, a publicação é uma forma consolidada de mostrar à sociedade o trabalho realizado pelo Judiciário, por meio do entendimento de cada um dos desembargadores.

“Estou muito feliz em poder celebrar essa iniciativa que significa prestígio, estímulo e principalmente o reconhecimento pelo trabalho realizado. Em nome do Tribunal de Justiça, eu expresso todo meu apreço, carinho e gratidão por essa oportunidade de estar aqui fazendo parte desse cenário maravilhoso".

A presidente do TJMT também destacou a aplicação da inteligência artificial no Judiciário. “Essa utilização vai ser um dos grandes avanços a passos largos da instituição. Nós estamos caminhando muito rapidamente para ter recursos impressionantes na atuação jurisdicional com o uso da inteligência artificial. Vem muita novidade por aí".

O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, contemplou o evento e ressaltou a diversidade do conteúdo da publicação, com temas como o agronegócio pelo âmbito jurídico e a produtividade do Judiciário.

“É uma revista qualificada, que traz temas atuais de uma cultura não só jurídica. É preciso dizer que o aumento da produção não é só de quantidade, também é, sobretudo, de qualidade, pelo aprimoramento do Poder Judiciário, com efetividade e celeridade para a garantia dos direitos de todo cidadão".

De acordo com o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), desembargador Mario Roberto Kono, o Anuário retrata o trabalho executado e traz uma perspectiva do que poderá ser vislumbrado pelo Judiciário.

“É de extrema importância esse trabalho, revela a transparência, seriedade e principalmente a gestão do Judiciário. O sistema jurídico vem despertando para essa necessidade de resolver os conflitos de formas consensuadas e a tendência é justamente aumentar a utilização de métodos compositivos". (Com informações da Assessoria do TJMT)