facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Administrativo Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023, 14:47 - A | A

20 de Dezembro de 2023, 14h:47 - A | A

Administrativo / QUINTO CONSTITUCIONAL

Veja os nomes da OAB-MT que disputarão a vaga de desembargador no TJ

Zafino recebeu 39 votos, Dinara obteve 38, Nishiyama 36, Gláucia 35, Flaviano Taques 30 votos e Abel conseguiu apoio de 28 membros

Lucielly Melo



A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso acaba de anunciar os juristas Juliana Zafino, Dinara Arruda, Hélio Nishiyama, Gláucia do Amaral, Flaviano Taques e Abel Sguarezi como os mais votados, que integrarão a lista sêxtupla pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT).

Zafino recebeu 39 votos, Dinara obteve 38, Nishiyama 36, Gláucia 35, Flaviano Taques 30 votos e Abel conseguiu apoio de 28 membros.

Também foram votados Ana Lúcia Ricarte (6), Antônio Costa e Silva (1), Armando Cândia (3), Marden Tortorelli (12), Tânia Regina de Matos (2) e Valério Mazzuoli (10), mas estes não conseguiram apoio suficiente para integrarem à lista sêxtupla, já que cada candidato deveria obter ao menos 21 votos.

Os advogados Carlos Odorico Dorileo Rosa Júnior, Izonildes Pio da Silva, Jorge Henrique Franco Godoy, José Luiz de Aguiar Bojikian e Marcos Souza de Barros também se candidataram, mas não receberam nenhum voto.

A sessão pública se iniciou na parte da manhã desta quarta-feira (20), quando o Conselho Pleno julgou os recursos administrativos dos advogados Valério e Tânia, que tiveram as candidaturas indeferidas. Mesmo assim, eles concorreram à formação da lista sêxtupla, sub judice, tendo em vista que obtiveram decisões liminares que autorizavam a participação deles no pleito.

Logo em seguida, foi dada a continuidade da sessão, com a a realização da arguição dos advogados, quando cada candidato se apresentou e respondeu perguntas relacionas a honorários, prerrogativas, Inteligência Artificial no Judiciário e audiências virtuais.

Posteriormente, os conselheiros da OAB-MT foram convocados a depositarem seus votos na urna. Cada membro teve o direito de escolher até três candidatos de cada gênero. 

Por último, a urna foi deslacrada e iniciou-se a contagem dos votos.

Conforme já havia decidido pelo Conselho Pleno da OAB-MT, a lista atendeu ao critério de paridade de gênero, ou seja, metade preenchida por mulheres e a outra por homens.

Agora, os nomes dos indicados serão levados ao TJ, que formará uma lista tríplice. A nomeação do novo desembargador oriundo da OAB-MT será feita pelo governador Mauro Mendes.