facebook instagram
Cuiabá, 04 de Fevereiro de 2025

Legislativo Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025, 09:58 - A | A

Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025, 09h:58 - A | A

COM URGÊNCIA

Após decisão, criança consegue vaga para transplante de fígado

O caso chegou na Defensoria durante o plantão do recesso forense, no último dia 1°, no município de Jaciara (144 km de Cuiabá), onde a criança reside

Da Redação

A Justiça Estadual garantiu a uma criança de 12 anos, diagnosticada com insuficiência hepática desde os sete anos de vida, para uma vaga numa UTI e, posteriormente, transferência para um hospital em São Paulo, onde passará por um transplante de fígado.

A decisão atendeu o pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso.

O caso chegou na Defensoria durante o plantão do recesso forense, no último dia 1°, no município de Jaciara (144 km de Cuiabá), onde a criança reside. O médico do Hospital Municipal da cidade entrou em contato com o defensor público da comarca, Denis Thomaz Rodrigues, e relatou que a criança necessitava urgentemente de vaga em UTI. “A criança estava regulada, mas o Estado negava a transferência sob a alegação da falta de médico especialista”, explicou o defensor público.

O médico explicou que a diálise não estava mais surtindo efeito e G.P.S. necessitava urgentemente ser encaminhado para uma UTI e de lá aguardar a transferência para o Estado de São Paulo, para avaliação de transplante de fígado.

“A Defensoria Pública ajuizou o pedido. A liminar foi deferida e no dia seguinte G.P.S. foi transferido para a UTI de Primavera do Leste (234km de Cuiabá). Poucos dias após, a criança foi transferida para uma unidade de saúde de São Paulo e lá aguarda avaliação para transplante”, disse o defensor.

No sistema de Plantão da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, o atendimento é feito por defensores públicos e servidores, de acordo com o município e área de atendimento, cível e criminal, segundo a data da escala do profissional.

Os casos atendidos durante o plantão na área cível são os pedidos de vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cirurgias de urgência, medicamentos de uso imediato, entre outros. No sistema de plantão os casos de urgência e emergência são atendidos 24h, por meio do contato com os plantonistas, identificados no site do órgão, em cada uma das comarcas nas quais a Defensoria está instalada. (Com informações da Assessoria da DPMT)