facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Cível Sexta-feira, 19 de Março de 2021, 09:13 - A | A

19 de Março de 2021, 09h:13 - A | A

Cível / A PEDIDO DA DEFENSORIA

Justiça determina transferência de bebê para UTI neonatal

O recém-nascido foi transferido para um hospital em Cuiabá, onde passou por procedimento de cateterismo

Da Redação



O Juízo da Vara Especializada da Saúde Pública determinou o encaminhamento de um recém-nascido, que nasceu com problemas cardíacos e pulmonares, para uma UTI neonatal.

A decisão atendeu o pedido da Defensoria Pública.

O bebê foi transferido no último dia 12, via UTI móvel, de Primavera do Leste (a 237 km de Cuiabá) para uma UTI do Hospital e Maternidade Femina, na Capital.

Na segunda-feira (15), ele passou por um procedimento de cateterismo e recebeu alta na quarta-feira (17).

Depois da realização de exames mais precisos, Hospital das Clínicas, em Primavera do Leste, informou que foi detectada a necessidade de um procedimento cirúrgico cardíaco mais complexo, o qual possivelmente não seria realizado em Mato Grosso.

O defensor público Nelson Gonçalves de Souza Júnior, que atuou no caso, solicitou a transferência da criança para outra unidade de saúde com capacidade técnica para realizar o procedimento.

Antes de realizar o procedimento de cateterismo, o recém-nascido continuou internado na UTI neonatal da Femina, com estrutura adequada para o acompanhamento do quadro clínico do bebê, ao contrário do que ocorria no Hospital das Clínicas, onde ele estava em uma UTI comum. (Com informações da Assessoria da Defensoria Pública)