facebook instagram
Cuiabá, 23 de Julho de 2024
logo
23 de Julho de 2024

Cível Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 14:00 - A | A

28 de Abril de 2022, 14h:00 - A | A

Cível / PRÉ-PROCESSUAL

Mediação resulta em acordo entre irmãos para cuidados com mãe idosa

A maioria acordou que cada filho deverá se responsabilizar pelo acompanhamento médico e medicamentos manuseados pela mãe durante um mês, escolhido pelos próprios irmãos

Da Redação



Uma sessão de mediação realizada por videoconferência pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), de São Félix do Araguaia (a 1.200 km de Cuiabá) reuniu nove irmãos residentes em municípios diferentes para tratarem da divisão de responsabilidades nos cuidados de saúde da matriarca, de 74 anos, diagnostica recentemente com Alzheimer, doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes.

A audiência foi solicitada por uma das filhas.

Após quatro horas de audiência, as partes chegaram a um acordo, que estabelece o planejamento do cuidado e responsabilidade dos filhos com a mãe.

A maioria acordou que cada filho deverá se responsabilizar pelo acompanhamento médico e medicamentos manuseados pela mãe durante um mês, escolhido pelos próprios irmãos. Eles já haviam se comprometido a dividir as despesas para contratar uma cuidadora da idosa e manterão a profissional.

Campanha

O Poder Judiciário de Mato Grosso realiza uma campanha que incentiva as pessoas a optarem pela solução de conflitos de forma rápida, fácil e on-line. Os resultados são positivos.

“Comparando de janeiro a março de 2021 com o mesmo período deste ano, tivemos um aumento de 140% de acordos realizados. Um número bem significativo, que demostra que a população está disposta a conversar, dialogar e de uma forma mais rápida, mais acessível e on line, a construir a própria solução”, afirmou a juíza coordenadora do Nupemec do Tribunal, Cristiane Padim.

Algumas situações que podem ser resolvidas por meio de acordo, sem precisar sair de casa: pensão alimentícia; guarda dos filhos; divórcio; partilha de bens; acidentes de trânsito; dívidas em bancos; danos materiais e morais; questões que envolvam comércio, relação de consumo, vizinhança e outras que dizem respeito aos interesses disponíveis ou indisponíveis transacionáveis.

Caso haja interesse em buscar a conciliação basta acessar o portal do Nupemec e abrir uma solicitação. (Com informações da Assessoria do TJMT)