facebook instagram
Cuiabá, 03 de Outubro de 2024
logo
03 de Outubro de 2024

Cível Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2021, 10:22 - A | A

15 de Fevereiro de 2021, 10h:22 - A | A

Cível / EFEITO DELAÇÃO DE RIVA

Prefeito e mais 5 entram na mira do MPE por suposta doação ilegal

Eles são investigados por terem, supostamente, recebido dinheiro desviado para financiarem campanha das eleições de 2010

Lucielly Melo



O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, o ex-deputado estadual Peri Taborelli, o ex-deputado federal Pedro Henry, os ex-vereadores Levi Pires de Andrade e Deucimar Aparecido da Silva, além do ex-suplente de vereador Gustavo Almeida estão sendo investigados pelo Ministério Público do Estado (MPE) por, supostamente, receberem dinheiro desviado do erário.

Todos foram candidatos pelo Partido Progressista (PP) nas eleições de 2010, quando concorreram à vaga de deputado estadual.

As investigações são conduzidas pelo promotor de Justiça, Célio Fúrio, que determinou a abertura de inquéritos civis para cada um dos suspeitos.

Os inquéritos são frutos das declarações do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva, que entregou a participação dos políticos num possível esquema de recebimento de valores indevidos.

De acordo com Riva, Silval Barbosa, então candidato ao governo estadual em 2010, teria negociado apoio político e distribuído entre os candidatos do PP verbas públicas para ajuda na campanha política.

Aos olhos do promotor, tais informações indicam que possa ter ocorrido a prática de improbidade administrativa por parte dos delatados. Por isso, decidiu pela abertura das investigações.

“Resolve instaurar inquérito civil para apurar eventuais atos de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito ou de danos ao erário em face da conduta de Pedro Henry”, diz trecho de uma das portarias que tratam dos inquéritos.

Recentemente, Fúrio abriu investigação contra o ex-parlamentar Eliene Lima, que também teria se beneficiado com a negociação ilícita.

VEJA ABAIXO AS PORTARIAS: