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Cível Segunda-feira, 08 de Março de 2021, 10:03 - A | A

08 de Março de 2021, 10h:03 - A | A

Cível / INCONSTITUCIONAL

TJ cassa lei sobre empréstimos em folha de pagamento de servidores

Segundo o TJ, cabe ao governador do Estado propor lei referente à organização administrativa necessária ao processamento da consignação em folha de pagamento de servidores públicos

Da Redação



O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou inconstitucional a Lei Estadual nº 11.033/2019, que prevê consignações em folha de pagamento dos servidores e militares, ativos e inativos, e pensionistas do Estado.

Segundo o entendimento do TJ, o princípio da simetria, as regras do processo legislativo federal se aplicam ao processo legislativo estadual e municipal, de tal forma que a Constituição Estadual e as leis estaduais sejam simétricas à Constituição Federal. Logo, se o legislativo apresenta projeto de lei cuja iniciativa cabia ao chefe do poder executivo estadual, ou seja, ao governador, está patente o vício de iniciativa, que consubstancia inconstitucionalidade formal subjetiva.

A decisão colegiada foi proferida nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo governador Mauro Mendes, contra a norma.

Ele afirmou que a norma foi fruto de iniciativa parlamentar e que vetou a íntegra do exto, mas o veto foi derrubado pela Assembleia Legislativa. Salientou que a lei, ao interferir na dinâmica da folha de pagamento dos servidores, violaria a reserva de iniciativa do chefe do Estado para dispor sobre o regime jurídico dos funcionários públicos (aspectos relacionados à remuneração) e sobre a organização do Poder Executivo, de modo a comprometer sua constitucionalidade tanto no aspecto formal quanto no material.

Arguiu que a lei estadual regulamentou a operacionalização do empréstimo consignado na folha de pagamento dos servidores do Executivo, sendo que o Legislativo instaurou processo para impor ao Executivo a forma como irá promover e desenvolver a temática no âmbito administrativo, inclusive criando novos gastos não previstos.

Segundo o relator da ADI, desembargador Rui Ramos Ribeiro, a iniciativa legislativa referente à organização administrativa necessária ao processamento da consignação em folha de pagamento de servidores públicos é de competência do governador.

“O artigo 61, §1º, inciso II, alínea “e”, e 84, VI, “a”, da Constituição Federal, cuja reprodução obrigatória, consta do artigo 39, II, “d” e 66, V, da Constituição do Estado de Mato Grosso”, salientou.

“A norma abrange servidores pertencentes ao quadro do Poder Executivo Estadual e impõe obrigações para órgãos ligados diretamente a estrutura desse Poder, em total descompasso com as balizas impostas pelo ordenamento jurídico, firmadas no sentido de que eventuais modificações na estrutura da Administração Pública direta indireta, bem como o regime jurídico dos servidores públicos estão inseridas no âmbito da competência privativa do Chefe do Poder Executivo. Outrossim, a norma ganha contorno de inconstitucionalidade em dois pontos. Primeiro: quando imiscui na regulamentação de aspectos associados, ainda que indiretamente, ao regime jurídico de servidor ligado aos quadros do Poder Executivo. Segundo: quando impõe novas obrigações a órgão vinculado a estrutura do Poder Executivo”, destacou o desembargador.

Conforme o relator, o próprio parecer da Consultoria Técnico-Legislativa da Mesa Diretora da Comissão de Constituição, Justiça e Redação foi elaborado no sentido de ser mantido o veto de Mauro Mendes.

“Frente ao disposto na Constituição Estadual, tenho que a iniciativa para leis deste jaez é de exclusiva competência do Poder Executivo Estadual, não do Legislativo Estadual, que, in casu, usurpou a competência legislativa”.

Jurisprudência do STF

Rui Ramos disse ainda que a jurisprudência no Supremo Tribunal Federal é firme no sentido de que as regras orientadoras do processo legislativo encartadas na Constituição Federal (artigos 59 a 69) constituem comando de observação compulsória por todos os demais entes federados.

“Esse cenário permite que esses dispositivos sejam utilizados pelos Tribunais de Justiça como norma-parâmetro quando do exercício do controle abstrato de constitucionalidade”,

A decisão foi unânime.

Veja abaixo o acórdão. (Com informações da Assessoria do TJMT)

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