facebook instagram
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025

Justiça Eleitoral Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022, 15:38 - A | A

Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022, 15h:38 - A | A

CONFIRA

Justiça faz orientações para eleitor evitar problemas nas eleições

As orientações são sobre o local de votação, alteração no horário de votação, colinha e documentos necessários para exercer o direito de voto

Da Redação

As eleições já ocorrem no próximo domingo (2) e a Justiça Eleitoral divulgou algumas orientações para que o cidadão evita problemas e atrasos no dia do pleito.

Este ano houve algumas mudanças em locais de votação em todo o estado de Mato Grosso. Veja o local de votação aqui ou pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado nas plataformas iOS e Android.

Se ainda persistirem dúvidas, entre em contato pelo Disque Eleitor (0800 647 8191) ou com a Zona Eleitoral. Veja aqui os contatos.

Baixe o e-Título

Além de consultar o local de votação, no e-Título é possível emitir a via digital do título de eleitor. Mas, atenção, este serviço só estará disponível até o dia 1° de outubro, véspera do primeiro turno das Eleições 2022. A emissão do título digital só voltará a ser liberada no dia 3 de outubro.

Atenção ao horário de votação

Este ano, a votação terá horário unificado em todo o Brasil. Em Mato Grosso, a eleição ocorrerá entre 7h e 16h, com exceção dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, Torixoréu, Ribeirãozinho, General Carneiro, Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte e São José do Xingu. Nestes locais, como o fuso segue o horário de Brasília (DF), a votação será das 8h às 17h.

Colinha e ordem de votação

Na hora da votação, é importante ter atenção quanto à ordem estabelecida pelo Congresso Nacional. Confira abaixo:

Deputado Federal - é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos.

Deputado Estadual - vem na sequência, com 5 dígitos;

Senador e seus dois suplentes - o eleitor deve teclar 3 dígitos;

Governador e Vice-Governador - 2 dígitos;

Presidente e vice-presidente da República - também 2 dígitos.

Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabine de votação, a chamada colinha. Também é importante conferir o número digitado e o cargo que aparece na tela, bem como a foto do candidato que aparecerá, para evitar transtornos. Somente depois, o eleitor deve confirmar o voto.

Documentação e biometria

Para votar, basta comparecer ao local de votação portando documento oficial com foto. O título de eleitor também pode ser apresentado, porém, a falta dele não impede o voto.

Quem fez o cadastro biométrico e está com a foto no aplicativo e-Título, poderá apresentar somente a versão digital do título para votar.

Quem não fez o cadastro biométrico em cidades onde o procedimento não foi obrigatório poderá votar normalmente nas Eleições 2022. Neste caso, após o pleito, o título voltará a ser cancelado para que a situação seja regularizada. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)