facebook instagram
Cuiabá, 02 de Janeiro de 2025
logo
02 de Janeiro de 2025

Eleitoral Sábado, 24 de Abril de 2021, 09:52 - A | A

24 de Abril de 2021, 09h:52 - A | A

Eleitoral / NOVA GESTÃO

Novos dirigentes do TRE prometem inovação e combate às fake news

Os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha e Nilza Maria Possas de Carvalho, foram empossados ontem (23) como juízes-membros do TRE; a escolha do presidente e vice será dia 27

Da Redação



Os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha e Nilza Maria Possas de Carvalho, foram empossados ontem (23) como juízes-membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

A definição de quem irá exercer o cargo de presidente e o de vice-presidente e corregedor regional eleitoral será no dia 27, pelo Pleno.

Eles, que comandarão a Instituição pelos próximos dois anos (biênio 2021/2023), garantiram efetivar uma gestão pautada na celeridade da prestação jurisdicional, enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa, a promoção da inovação e a aproximação com a sociedade.  

“Iniciaremos a Gestão com um Plano de Ação para o próximo biênio já definido. Esse documento será detalhado quando entrarmos em exercício, mas desde já anoto que estaremos focados na celeridade da prestação jurisdicional, enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa, aos ilícitos eleitorais, a promoção da inovação e de aproximação com a sociedade. A gestão que se iniciará no próximo dia 27 de abril, tenham certeza, buscará superar toda e qualquer amarra que impede a Justiça Eleitoral de proporcionar o melhor para a população mato-grossense e continuará chegando a todos os jurisdicionados, independentemente da distância que estejam desta sede. Não haverá casulo que nos impeça de promover a justiça e de atender os anseios da sociedade”, ressaltou o desembargador Carlos Alberto.  

Ainda em seu discurso, o desembargador, que falou também em nome da desembargadora Nilza Pôssas, destacou que a Justiça Eleitoral fará sua parte para avançar nas entregas, mas que o cidadão precisa contribuir para o avanço social, por meio do voto responsável e do combate à desinformação. “A Justiça Eleitoral vem aperfeiçoando os seus sistemas, sempre com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros condições para o exercício pleno do direito de expressar livremente a sua vontade política por meio do voto. O futuro visa somente o avanço, a modernidade, a utilização da tecnologia. Vamos fazer a nossa parte e o eleitor tem o dever de buscar a verdade sobre os candidatos e votar de forma consciente e responsável, ciente que suas escolhas implicarão se não na nossa vida, nas de nossos filhos e netos, e nas futuras gerações. Vamos tolher, vedar e punir a disseminação das notícias falsas. A tarefa não está somente a cargo da Justiça Eleitoral, mas de toda a população, que deve procurar, no mínimo, certificar o que recebe e o que vai repassar nas redes sociais”, afirmou.

Presentes na solenidade, autoridades do TRE, do Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de outras Instituições destacaram que, pela habilidade e experiência, os empossados estão preparados para enfrentar os desafios que se propuseram e ainda, realizar com êxito as Eleições Gerais de 2022.

“O desembargador Carlos Alberto foi o gestor-maior do Poder Judiciário Estadual, em exitosa condução – boa gestão, administração adequada, garantindo aos magistrados às boas condições no desempenho das funções e ao cidadão mato-grossense a justiça prestada em bom nível. Psicólogo, serventuário da justiça, assessor e advogado nas plagas de São Paulo, veio a este Estado há algumas décadas, e ingressou nos quadros da magistratura para materializar o ideal de uma justiça efetiva. Pessoa simples, direta e resoluta, com acuidade para a compreensão da coisa pública, bom trato para apreender os anseios da sociedade, dos jurisdicionados e do corpo da justiça. A desembargadora Nilza Pôssas é vencedora de inúmeros desafios com esforço inimaginável. Sua própria trajetória de lutas a forjou como árdua defensora na luta pelos vulneráveis e hipossuficientes. Certamente, essa bandeira será fincada nas ações que se desenvolverão no biênio vindouro”, destacou o juiz-membro, Bruno D’Oliveira Marques, que discursou em nome da Corte Eleitoral.  

Autoridades presentes  

Participaram da solenidade  desta sexta (23), o presidente do TRE da Bahia, Roberto Maynard Frank, o presidente do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, o vice-presidente do TRE-SP, Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galízia, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Gargablione Póvoas, os desembargadores do TJ-MT,  Paul da Cunha, Serly Marcondes, Luiz Ferreira da Silva, Maria Aparecida Ribeiro e Mario Kono, os juízes-membros do TRE-MT, Sebastião Monteiro da Costa Júnior, Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, Jackson Francisco Coleta Coutinho e Gilberto Lopes Bussiki; o juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Lídio Modesto. 

Os juízes-membros substitutos Armando Biancardini Candia e Pérsio Oliveira Landim, o juiz da 51ª Zona Eleitoral, Jorge Alexandre Ferreira, o juiz de direito, Luiz Otávio Sabóia, o procurador geral de justiça, José Antônio Borges, os promotores de justiça, Daniel Mariano e José Mariano Neto, a deputada Janaina Riva, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de MT, Guilherme Malouf, a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renta Gil, o defensor público geral de MT, Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz, o secretário de segurança pública de MT, Alexandre Bustamante dos Santos, o secretário chefe da casa civil de MT, Mauro Carvalho, o presidente da comissão de direito eleitoral da OAB/MT, Luiz Alberto Derze, e o secretário de fazendo do município de Cuiabá, Antônio Roberto Pôssas de Carvalho. (Com informações da Assessoria do TRE/MT)