facebook instagram
Cuiabá, 15 de Julho de 2024
logo
15 de Julho de 2024

Empresarial Segunda-feira, 15 de Julho de 2024, 08:52 - A | A

15 de Julho de 2024, 08h:52 - A | A

Empresarial / INDÍCIOS DE FRAUDES

Por suspeita de crime falimentar, grupo pode ter falência decretada pela Justiça

Possíveis fraudes no processo de recuperação foram relatadas à juíza Anglizey Solivan de Oliveiram, que deu 20 dias para que as devedoras expliquem, por exemplo, a venda de imóveis sem autorização judicial

Lucielly Melo



Por suspeita de crime falimentar, o Grupo Adcos Mato Grosso, que atua na venda de produtos de cosméticos, corre o risco de ter a falência decretada pela Justiça.

Possíveis fraudes no processo de recuperação das empresas que formam o conglomerado foram relatadas à juíza Anglizey Solivan de Oliveira, da 1ª Vara Cível de Cuiabá, que deu 20 dias para que as devedoras expliquem, por exemplo, a venda de imóveis sem autorização judicial.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (15).

As empresas, que instalaram franquias da Adcos em shoppings de Cuiabá e Várzea Grande, além de lojas no interior de Mato Grosso e também em Mato Grosso do Sul, acumularam quase R$ 2 milhões em dívidas, o que as levaram a entrar em recuperação no ano de 2019.

O administrador judicial do caso relatou à magistrada uma série de irregularidades, como a falta de prestação de contas desde janeiro de 2022, o que inviabiliza a análise do atual cenário das empresas.

Apontou, também, que há indícios de que as devedoras encerraram as atividades de forma irregular, bem como deixaram de pagar a remuneração do administrador judicial e venderam os ativos, sem autorização judicial.

Diante das informações divergentes prestadas nos autos, pelas devedoras, e que as próprias empresas confessaram a alienação de ativos, a juíza que “é passível de ensejar na própria decretação da falência, caso fique demonstrado que tal alienação resultou em esvaziamento patrimonial”.

Sendo assim, Anglizey determinou que o grupo informe quais bens ainda possui, o fluxo de caixa de suas atividades, regularize a prestação das contas mensais, comprove a função social que está exercendo, informando as atividades econômicas, a quantidade de trabalhadores empregados e o estado de soerguimento em que se encontram.

LEIA ABAIXO A DECISÃO:

Anexos