facebook instagram
Cuiabá, 31 de Março de 2025

Executivo Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 11:34 - A | A

Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 11h:34 - A | A

EM ABRIL

TJ, Prefeitura e Famato farão evento para abordar direitos de autistas

O evento faz parte de uma ação do TJMT e também atende à Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso vão realizar um evento voltado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa ocorrerá no Cenarium Rural no dia 4 de abril, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. A expectativa é reunir pelo menos mil pessoas.

A programação contará com palestras de especialistas renomados na área do autismo. Entre os nomes já confirmados está o advogado Paulo de Assis Ferreira da Luz, que falará sobre os direitos das pessoas com TEA; o neurologista infantil Thiago Gusmão, que abordará o autismo em adolescentes e adultos; o psiquiatra Caio Abujadi, com a palestra "Desbravando o Autismo"; e a especialista Fátima de Kwant, com a apresentação "Caminhos do Espectro".

A abertura do evento será conduzida pelo presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, e pela presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, desembargadora Nilza Maria Possas de Carvalho, além do próprio prefeito Abilio Brunini.

“A proposta é alcançar toda a sociedade, seja para ampliar o conhecimento de profissionais que lidam diariamente com pessoas com TEA (médicos, psicólogos, pedagogos, professores), seja para conscientizar a sociedade sobre esta deficiência. Ampliar esse debate é fundamental, pois hoje o país já tem quase seis milhões de autistas”, reforçou a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.

O evento faz parte de uma ação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e Escola dos Servidores, e também atende à Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A norma dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares. (Com informações da Secom da Prefeitura de Cuiabá)