facebook instagram
Cuiabá, 01 de Abril de 2025

Justiça Eleitoral Terça-feira, 18 de Março de 2025, 08:57 - A | A

Terça-feira, 18 de Março de 2025, 08h:57 - A | A

MUTIRÃO

Justiça Eleitoral regulariza situação de eleitores indígenas de MT

Entre as atividades oferecidas estão a regularização da situação eleitoral, alistamento eleitoral, cadastro biométrico, revisão e transferência de eleitores

Da Redação

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso deu início a um mutirão de atendimento voltado para as comunidades indígenas dos municípios de Água Boa e Nova Nazaré.

A ação, que segue até sexta-feira (21), está sendo realizada no Projeto de Assentamento (PA) Santa Maria, local estratégico para o acesso às aldeias. Os serviços estão disponíveis das 10h às 17h.

Entre as atividades oferecidas estão a regularização da situação eleitoral, alistamento eleitoral, cadastro biométrico, revisão e transferência de eleitores. De acordo com Wyllem Guimarães da Silva, chefe de cartório da 30ª Zona Eleitoral, o PA Santa Maria foi escolhido por sua localização privilegiada, na divisa entre os dois municípios.

“É um ponto estratégico de acesso às aldeias, pois fica no centro de nove entradas, tanto de Água Boa quanto de Nova Nazaré”, explicou.

Guimarães destacou que, em Nova Nazaré, existem 43 aldeias, onde predomina a etnia Xavante. A expectativa é atender cerca de 250 indígenas nessa região. Já em Água Boa, são cinco aldeias, com a meta de atender pelo menos 80 eleitores indígenas. Atualmente, há um local de votação específico para o povo Xavante, que possui cerca de 600 eleitores cadastrados.

Além de Água Boa e Nova Nazaré, a 30ª Zona Eleitoral também é responsável pelo atendimento da população de Cocalinho. No total, a ZE abrange quase 30 mil eleitores, com um cadastro atual de 29.877 pessoas. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)