facebook instagram
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025

Outros Órgãos Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020, 18:35 - A | A

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020, 18h:35 - A | A

REPRESENTATIVIDADE FEMININA

Nova presidente afirma que lutará contra violência à mulher durante gestão no TJ

Ao longo de seu pronunciamento, Póvoas destacou sobre a importância de se ter duas mulheres no comando do Poder Judiciário mato-grossense

Lucielly Melo

A nova presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, afirmou que sua gestão será voltada a representatividade feminina e ao combate à violência contra a mulher.

É o que afirmou durante a sessão de posse, realizada nesta sexta-feira (18), de forma virtual.

Também foram empossados os desembargadores Maria Aparecida Ribeiro, como vice-presidente e José Zuquim, como corregedor-geral de Justiça. Todos exercerão as funções no biênio 2021/2022.

Ao longo de seu pronunciamento, Póvoas destacou sobre a importância de se ter duas mulheres no comando do Poder Judiciário mato-grossense e citou a desembargadora Shelma Lombardi, que foi a primeira figura feminina a presidir o órgão, entre os anos de 1991/1993.

“Vamos lutar contra a violência contra a mulher e mostrar que no Judiciário a igualdade de gênero não enfraquece a figura masculina, pelo contrário”, ressaltou Maria Helena.

A desembargadora reforçou, novamente, que sua gestão dará prioridade ao primeiro grau de jurisdição, quando pretende convocar os aprovados no concurso da magistratura.

“Estaremos voltados ao primeiro grau de jurisdição. Dentro dessa ótica, temos como prioridade a contratação de novos juízes aprovados no último concurso”, disse.

Ela ainda lembrou da missão de tentar manter o TJ como um dos tribunais do país que obteve a maior taxa de produtividade, conforme reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça.

Despedida

Antes de entregar o cargo à colega, o desembargador Carlos Alberto da Rocha destacou o desafio enfrentado pelo Poder Judiciário por conta da pandemia do novo coronavírus.

Entre os feitos realizados na sua gestão, ele citou a digitalização dos processos e a implantação de outras ferramentas tecnologias no sistema processual do TJ.

“Sou grato a Deus pelas oportunidades de aprendizado, não nos momentos de gloria, mas nos obstáculos e situações difíceis que nos conduzem a evolução pessoal e profissional. Ele nunca escreve por linhas tortas, mas sempre por caminhos certos. Esse era o momento da troca, Ele quis assim”, disse o desembargador, que também agradeceu os servidores, magistrados e familiares.