O juiz Moacir Rogério Tortato assumiu a titularidade da 1º Zona Eleitoral de Cuiabá, a partir da última terça-feira (7). O magistrado designado já responde pela 1ª ZE, em caráter precário, desde 16/8/2024, em razão do deferimento do pedido de renúncia formulado pelo magistrado Jamilson Haddad Campos.
Ao todo, nove magistrados se inscreveram para o cargo. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) analisou o critério de desempate, que foi o tempo de afastamento da função, nos termos do art. 5º da Resolução nº 1.813/2013.
Assim, o TRE designou Rogério por unanimidade.
Além de Cuiabá, a 1º ZE atende também o município de Acorizal, que fica a 71 km da capital. Somando o eleitorado de ambos os municípios, a zona é responsável por 103.876 eleitores.
Juara
Já o juiz Fabrício Savazzi Bertoncini foi designado para assumir a titularidade da 27ª Zona Eleitoral, com sede em Juara, a partir de 10 de janeiro. A decisão foi tomada pelo TRE após o término do biênio do juiz Fábio Alves Cardoso, que ocupava a função desde 2022.
A 27º Zona atende também por outros municípios como Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã. Juntos, eles somam 41 mil eleitores.
Mirassol D’Oeste
O magistrado Fernando Kendi Ishikawa responde pela 18º Zona Eleitoral, sediada em Mirassol D'Oeste, desde terça-feira (7).
Único a se inscrever no edital, o juiz já atuava na 18ª ZE em caráter precário desde 27/06/2024, em substituição ao juiz Juliano Hermont Hermes da Silva.
A 18º ZE é responsável por atender 4 municípios, incluindo Mirassol D'Oeste, sendo eles Curvelândia, Glória D'Oeste e Porto Esperidião. Ao todo, são 34 mil eleitores.
(Com informações da Assessoria do TRE)