O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, designou o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rodrigo Roberto Curvo, como integrante do Fórum Ambiental do Poder Judiciário (Fonamb).
O Fórum foi instituído pelo CNJ quando da alteração da Resolução nº 433/2021, que estabelece a Política Nacional do Poder Judiciário para o Clima e Meio Ambiente. A mudança teve como objetivo fortalecer as ações judiciárias no combate à emergência climática e incluiu a criação do Fórum Nacional para o Meio Ambiente do Poder Judiciário (Fonamb), por meio da Resolução nº 611/2024.
Entre outras atribuições e além de fomentar a justiça ambiental no Brasil, compete ao Fonamb o monitoramento e identificação dos processos judiciais sobre o clima e o meio ambiente e os maiores poluidores; acompanhar o engajamento dos magistrados à recomendação de acolhimento de provas produzidas por sensoriamento remoto em processos ambientais; e apoiar capacitações nas Escolas de Magistratura para formação contínua de juízes, servidores e mediadores em questões climático-ambientais.
O desembargador se destaca pela atuação na área do Meio Ambiente, tanto no TJMT quanto em outras instâncias.
O magistrado atuou como juiz na Vara Especializada de Meio Ambiente (Vema) e no Juizado Volante Ambiental (Juvam) por mais de 10 anos, tendo sido nomeado pelo então presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, como juiz-colaborador do Observatório do Meio Ambiente do Conselho Nacional de Justiça.
No mesmo contexto da Resolução nº 433/2021, o desembargador foi recentemente designado, pelo presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, para coordenador do Grupo de Meio Ambiente do Poder Judiciário de Mato Grosso.
“Recebo com profunda honra a nomeação para o Fórum Ambiental do Poder Judiciário. Essa designação reforça meu compromisso com a causa ambiental, à qual dedico minha trajetória com convicção e responsabilidade”, destacou o desembargador Rodrigo Curvo, ao comentar sua nomeação.
Veja abaixo a portaria de nomeação. (Com informações da Assessoria do TJMT)