facebook instagram
Cuiabá, 28 de Abril de 2025

Justiça Estadual Sábado, 26 de Abril de 2025, 07:10 - A | A

Sábado, 26 de Abril de 2025, 07h:10 - A | A

REGISTRA-SE

Judiciário vai promover emissão de documentos às pessoas vulneráveis em MT

De acordo com a juíza auxiliar da CGJ-MT, Myrian Pavan Schenkel, a expectativa é de que mais de 1.700 atendimentos sejam realizados nos quatro municípios

Da Redação

Com o objetivo de combater o sub-registro e ampliar o acesso à documentação básica para pessoas em situação de vulnerabilidade, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) realiza a 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”.

A ação, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrerá de 12 a 16 de maio em todo o país e, em Mato Grosso, será realizada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Campo Novo do Parecis (na Aldeia Bacaval).

Em Cuiabá, os atendimentos ocorrerão de 12 a 16 de maio, das 8h às 17h, na Penitenciária Central do Estado (PCE) e na Secretaria de Cultura. Em Várzea Grande, o evento será realizado de 12 a 14 de maio, das 8h às 16h, no Ginásio Fiotão. Em Rondonópolis, a ação ocorrerá no dia 15 de maio, das 8h às 16h, no Ganha Tempo do município, em conjunto com o PopRuaJud. Encerrando a programação, de 12 a 16 de maio, Campo Novo do Parecis receberá os atendimentos das 8h às 16h, na Escola Municipal Indígena Bacaval, localizada na Aldeia Bacaval.

De acordo com a juíza auxiliar da CGJ-MT, Myrian Pavan Schenkel, responsável pela coordenação da campanha no Estado, a expectativa é de que mais de 1.700 atendimentos sejam realizados nos quatro municípios.

“Novamente, o Judiciário e os parceiros estão com os esforços concentrados para que tenhamos êxito nessa missão, que é desafiadora, mas essencial para a sociedade. Queremos facilitar o acesso a documentos fundamentais para o exercício da cidadania e garantir direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou a magistrada.

Com o apoio de diversos órgãos, a ação pretende ampliar os serviços ofertados, viabilizando a emissão de documentos como: Carteira de Identidade Nacional, Título de Eleitor, segunda via da Certidão de Nascimento e de Casamento, regularização de CPF, Carteira de Trabalho, regularização eleitoral, além de orientação jurídica e ações sociais das Secretarias Municipais de Assistência Social (exceto na capital).

Registre-se em Mato Grosso 

A campanha “Registre-se!” faz parte do Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça e pelos Tribunais de Justiça.

Nas duas edições anteriores realizadas em Mato Grosso, foram promovidos mais de 1.400 atendimentos, voltados à população em situação de rua, ribeirinhos, pessoas privadas de liberdade, migrantes e indígenas, além de demandas espontâneas. As ações ocorreram em Cuiabá e na Aldeia Pakuera, da etnia Bakairi, no município de Paranatinga, a 400 quilômetros da capital. Entre os serviços prestados, 755 foram emissões de certidões de registro civil e 404 solicitações de Carteira de Identidade Nacional. (Com informações da Assessoria do TJMT)