A Polícia Civil, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), deflagrou nesta semana a quarta fase da Operação Smash (do inglês esmagar) para cumprimento de mandados de prisões de pessoas condenadas e sentenciadas pela Justiça.
Foram cumpridas 25 ordens judiciais contra reeducandos de unidades prisionais das cidades de Pontes Lacerda, Arenápolis, Cuiabá, Várzea Grande e Água Boa.
A operação tem como foco principal criminosos sentenciados e condenados pela Justiça que estão com prisões decretadas pelos mais variados crimes, como roubo qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, organização criminosa, latrocínio, homicídios tentados e consumados, estupro, receptação qualificada, estelionatos, estupro de vulnerável, furto qualificado praticados de forma reiterada, feminicídio, dentre outros crimes.
O cumprimento das ordens de prisão por outros crimes, faz com que os criminosos que tenham pendências com a Justiça e que já estejam cumprindo penas em unidades prisionais, não recebam o benefício da liberdade condicional e se mantenham recolhidos à prisão.
A delegada titular da Gepol, Silvia Maria Pauluzi, ressaltou que um dos trabalhos realizados pela Delegacia de Capturas é a busca por pessoas que foram condenadas ou tiveram mandado de prisão preventiva decretado no curso do processo. (Com informações da Assessoria da PJC-MT)