A Seção Judiciária do Mato Grosso passou a contar com serviços especializados de interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para atender pessoas surdas ou com deficiência auditiva. O objetivo é auxiliar na prestação jurisdicional de cidadãos com deficiência auditiva.
Esse serviço especializado ajuda a comunidade surda na comunicação com pessoas ouvintes por meio da Libras, por intermédio de intérprete por videochamada, em atendimentos externos realizados por agendamento.
Os serviços são fornecidos pela Central de Interpretação de Libras, CIL, unidade especializada da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).
O serviço vai funcionar da seguinte maneira: quando se apresentar algum autor/réu e/ou advogado com deficiência auditiva nas dependências do prédio e a comunicação ficar prejudicada por falta de conhecimento em Libras, bastará fazer contato com a CIL, que um intérprete poderá, de forma on-line, auxiliar na comunicação.
Além disso, mediante agendamento, o serviço poderá ser usado em quaisquer situações de forma presencial, inclusive em audiências e perícias médicas judiciais. (Com informações da Assessoria do TRF1)