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Cuiabá, 01 de Abril de 2025

Legislativo Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 09:31 - A | A

Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 09h:31 - A | A

DE AUTORIA DE RUSSI

Estado regulamenta lei que exige linguagem simples em informes públicos

A lei, que se aplica a todos os órgãos do Poder Executivo, tem como principal objetivo tornar a informação acessível a todos, independentemente de sua formação educacional ou habilidades de leitura

Da Redação

O Estado de Mato Grosso regulamentou a Lei nº 12.336/2023 sobre a Política Estadual de Linguagem Simples e de Direito Visual. A medida prevê uma comunicação clara, objetiva e inclusiva entre a administração pública e os cidadãos.

A lei, que se aplica a todos os órgãos do Poder Executivo, tem como principal objetivo tornar a informação acessível a todos, independentemente de sua formação educacional ou habilidades de leitura.

A norma é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa De Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi.

Dentre as diretrizes estabelecidas, destaca-se o uso de linguagem simples e inclusiva, evitando jargões técnicos e discriminatórios. Além disso, a lei incentiva a utilização de recursos visuais, como gráficos e imagens, para facilitar a compreensão das informações.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, a regulamentação da Lei da Linguagem Simples é um avanço para a democracia e a inclusão.

“No Poder Judiciário de Mato Grosso já adotamos essa prática, com projetos como o Manual de Linguagem Simples e capacitações que formaram centenas de pessoas. Temos trabalhado para tornar as decisões judiciais e a comunicação do Judiciário com a sociedade mais compreensível a todos os cidadãos. A linguagem clara transforma vidas, aproxima o cidadão do Estado e garante transparência”, reforçou Zuquim.

Outro ponto importante da legislação é a ênfase na transparência. Ao tornar as informações mais compreensíveis, espera-se que a confiança entre o governo e a população aumente, promovendo um ambiente de maior colaboração e participação cidadã.

“Quando as pessoas entendem melhor o que está acontecendo, elas se sentem motivadas a participar das decisões que impactam suas vidas”, disse Max Russi.

A lei prevê a capacitação de servidores públicos em técnicas de comunicação claras e acessíveis. Isso inclui treinamentos sobre escrita, design de documentos e uso de recursos visuais, que serão fundamentais para a implementação bem-sucedida da iniciativa. (Com informações da Assessoria da ALMT)