facebook instagram
Cuiabá, 29 de Março de 2025

Outros Órgãos Terça-feira, 25 de Março de 2025, 15:00 - A | A

Terça-feira, 25 de Março de 2025, 15h:00 - A | A

EM UMA SEMANA

Com aval do Judiciário, Polícia deflagra 23 operações contra facções

Desde dezembro, a Polícia Civil encaminhou à Justiça aproximadamente 1,7 mil representações, entre mandados de prisão, buscas, bloqueios bancários, e outras medidas cautelares

Da Redação

Vinte e três operações policiais contra facções criminosas foram deflagradas pela Polícia Civil de Mato Grosso em apenas uma semana. A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta segunda-feira (24), no balanço do Programa Tolerância Zero.

Desde o início do Programa Tolerância Zero, em dezembro do ano passado, a Polícia Civil encaminhou à Justiça aproximadamente 1,7 mil representações, entre mandados de prisão, buscas, bloqueios bancários, e outras medidas cautelares.

Neste período, a Polícia Civil realizou 137 operações, fruto de vários atos de investigação, atividades complexas, visando desarticular, desestruturar e descapitalizar organizações criminosas instaladas em Mato Grosso.

Conforme a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, a parceria com o Poder Judiciário foi extremamente relevante, e essa celeridade de forma inédita contribuiu muito para o desencadeamento das operações. A atuação integrada tem mostrado efeito, principalmente nos esclarecimentos dos crimes contra a vida.

A gestora da Polícia Civil falou sobre algumas das operações, uma delas foi a Operação Phantom, relacionada ao novo canal de denúncia, Disque Extorsão 181, e contou com a cooperação das polícias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O alvo foi um indivíduo que extorquiu a vítima causando grande prejuízo financeiro.

“Outra operação importante foi a Fogo Cruzado, que resultou na prisão dos executores que atearam fogo no comércio em Paranatinga logo após o crime. No entanto, era preciso identificar o mandante, e dias depois, com a união de esforços, foi possível prender o mentor, considerado indivíduo de alta periculosidade”, destacou Daniela Maidel.

Programa Tolerância Zero ao Crime

Foi lançado pelo Governo do Estado no final do ano de 2024, e conta com uma série de ações para combater o contra o crime organizado em Mato Grosso.

Dentre as iniciativas estão as operações integradas e a reestruturação da Segurança Pública. (Com informações da Assessoria da PJC-MT)